A segunda etapa do Cinema nos Trilhos 2008 está chegando a sua fase final. Nesta quarta-feira (29), o projeto completa sua 17ª exibição no pequeno município de Vila Nova dos Martírios, no interior do Maranhão. Atividades como oficinas de arte-educação, exibição de filmes e apresentação de artistas locais compõem a programação que começa cedo, às 9 horas com a oficina Imagem em Movimento para professores e funcionários da rede pública de ensino.
Nesta atividade, os monitores Joanna Assis, Sandra Passos e Alexandre Fiúza ensinam os participantes a confeccionarem brinquedos ópticos (taumatrópio e flipbook) que fazem alusão aos passos básicos do cinema, isto é, como dar movimento, quadro a quadro, a desenhos. Na parte da tarde, mais precisamente às 15 horas, a oficina Imagem em Movimento se repete, mas com uma linguagem mais lúdica destinada às crianças e adolescentes.
Em seguida, a partir das 19 horas, tem início a apresentação de artistas locais, convidados a abrirem a sessão de filmes. Em cartaz um vídeo-documentário sobre a localidade que recebe o Cinema nos Trilhos, o curta-metragem Brincando na Aldeia e o longa Ratatouille, ambos filmes de animação.
O Cinema nos Trilhos, que está em sua quarta edição consecutiva, já esteve em agosto deste ano em comunidades dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Ao longo do mês de outubro até o dia 1º de novembro, o projeto percorre comunidades do Maranhão e uma cidade do Pará. O objetivo é difundir a linguagem cinematográfica, em especial a produção brasileira, e propiciar o acesso da população carente ao cinema, criando espaços alternativos de exibição e proporcionando maior integração social.