Cineastas Fernando Meirelles e Kleber Mendonça Filho são destaques do Fica 2013

Destaques do Fica: Kleber Mendonça e Fernando Meirelles (Foto: divulgação )

O Fica 2013 conta com uma programação bem recheada e extensa para os fãs de cinema: são quatro mostras de cinema, mesas com os cineastas Kleber Mendonça Filho e Fernando Meirelles, debates com os realizadores, cursos e oficinas de cinema, laboratórios da Associação Brasileira de Documentaristas – seção Goiás (ABD-GO), além da mostra Fica na Comunidade.

Uma das marcas do festival é proporcionar espaço para que o público conheça e debata com os próprios cineastas que competem no Fica. Nos dias 4, 5 e 6 serão realizados debates com os realizadores dos filmes da Mostra Competitiva Oficial no Hotel Casa da Ponte. Os encontros serão coordenados pelo Professor de Comunicação na Universidade Federal de Goiás, Daniel Christino.

Neste ano, o Fica recebe uma presença de peso há muito aguardada no festival. Fernando Meirelles estará no sábado, 6, às 10h30, no Cine Teatro São Joaquim, para um bate-papo com o público do festival.

Meirelles tem longa trajetória como ativista ambiental e agora é também ativista das redes sociais. Ele foi convidado a participar do Fica 2013 para falar sobre cinema e meio ambiente e sobre sua carreira (o realizador é considerado um dos mais importantes cineastas contemporâneos), além de conversar com os cineastas presentes sobre cinema e os atuais estágios da política para a área. Essa também será uma oportunidade para debater seu filme Ensaio sobre a cegueira, que possui temática ambiental e será exibido durante esse encontro.

Outro convidado de destaque é Kleber Mendonça Filho, que irá se encontrar com o público no domingo, 7, às 10h, também no Cine Teatro São Joaquim. Kleber é um dos nomes mais comentados e elogiados atualmente ao se referir a cinema brasileiro. Ele vem a convite da organização do Fica2013 para conversar sobre seu tão aclamado filme O som ao redor, que vem gerando grande debate. O debatedor de sua mesa será o estudioso e professor de Cinema Ismail Xavier, um antigo conhecido do Festival.

Fonte: Secult Goiás

Deixe um comentário


Confira também