Celebração da folia adolescente

  • Green Day Cover se apresenta em Goiânia
A banda Green Day Cover (GDC), de São Paulo, completou 13 anos de existência no mês de setembro. O primeiro disco do Green Day de verdade, 1,039/ Smoothed Out Slappy Hours, foi lançado em 1990. Profissionalmente falando, o trio americano é mais velho do que o similar brasileiro em apenas oito anos. Ou seja, o GDC tem experiência de sobra com a obra do Green Day.
A maior diferença entre eles é que o GDC tem quatro integrantes. Guilherme Lopes, o Guille, é guitarrista e vocalista. André Pestana, o Buga, toca baixo. Conrado Lopes, o Conras, é baterista. Flávio Riston, o Pedra, também toca guitarra e dá um peso extra nas músicas. Será correto afirmar que o GDC é um quinteto? Porque Adelino Pacheco veste a fantasia do mascote Pink Pacheco.
Numa eleição que consta no site da rapaziada, o disco preferido da maioria é o Dookie, de 1994, com uma explosão atômica ilustrada na capa. Dookie é só o terceiro disco do Green Day. Saiu depois de Kerplunk e escancarou as portas do sucesso para Billie Joe Armstrong (vocal, guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tre Cool (bateria) no mundo inteiro. É o primeiro deles por uma grande gravadora.
Em tempo, Green Day ou Dia Verde, para quem não sabe, é uma gíria para o consumo desenfreado de maconha. Isto não impediu que Dookie atingisse a marca estupenda de 18 milhões de cópias vendidas, numa época em que todo mundo comprava discos. Pelo menos três faixas, Longview, Basket Case e She foram tremendamente executadas pela MTV. Este foi o estouro do Green Day.
No começo, eles imitavam a ideologia punk, sem muita convicção e ideologia. Com o tempo, eles refinaram o discurso. American Idiot, de 2004, com uma granada em forma de coração na capa, outro ponto alto na carreira do Green Day, é uma ópera rock cheia de implicações políticas. De sobreviventes do vácuo deixado pelo grunge, eles se reinventaram para enfrentar o século 21.
Os paulistas assumiram a paixão pelos moleques da Califórnia e reproduzem a linha de montagem do Green Day com toda ênfase. Roupas, adereços, atitude, tudo é levado ao pé da letra. A energia do punk pop, mais alegre que raivoso, incendeia o palco e a plateia. A curtição rola solta e não deixa ninguém parado. Como diria outra banda, um pouco mais velha: é só rock´n´roll, mas eu gosto.
Green Day Cover
Onde: Bolshoi Pub (Av. T-2, esq. c/ R. T-53, Setor Bueno, tel. 3285-6185)
Quando: Sábado, 08 de Outubro
Horário: 21 horas
Entrada: R$ 30 (antecipado nas lojas American Music. Sujeito a alteração depois das 22h30)

Deixe um comentário