- O poeta curitibano Ivan Justen Santana ministra a palestra “Paulo Leminski, o carnavalizador de Curitiba” no CCON
Em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, a Exposição Múltiplo Leminski propõe atividades paralelas à mostra para promover de formas bem distintas o envolvimento e a comunicação com a obra deixada pelo poeta curitibano. No próximo dia 30, haverá uma dessas oportunidades. A palestra “Paulo Leminski, o carnavalizador de Curitiba” será realizada no auditório Tadeu Batista, na Biblioteca do CCON, às 19h, com entrada franca.
A proposta é explorar a obra de Paulo Leminski e a importância da tradução e do diálogo, especialmente, na poesia de modo geral, e em suas conexões com o universo das artes e da cultura, como explica o poeta e tradutor também curitibano Ivan Justen Santana, convidado pela curadoria da exposição para ministrar a palestra. O poeta concluiu o mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com dissertação sobre Paulo Leminski.
“Serão abordadas as biografias que Leminski escreveu, reunidas na edição Vida”, informa. “Não pretendo fazer uma palestra técnica para um público específico, mas uma fala aberta a toda e qualquer pessoa que se interesse em arte e cultura. Estou preparando uma ou duas surpresas, e tenho certeza de que em Goiânia há muita gente atenta a esses assuntos: vida, poesia, tradução, diálogo, artes, termos que são praticamente sinônimos de Leminski”, explica Ivan Justen Santana.
Além da palestra, estão previstas outras atividades paralelas à Exposição Múltiplo Leminski, até o encerramento da mostra no dia 9 de março, como o show “Essa Noite vai ter Sol”.
A exposição está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea e tem entrada franca.