Brasília recebe primeira edição da SP-Arte fora de São Paulo

Éden. Livia Paola Gorresio, 2014. Papel e tinta acrílica sobre tela.
A SP-Arte comemora sua 10ª edição em Brasília. A principal feira do circuito das artes no Brasil e uma das cinco mais expressivas do mundo, realiza a primeira edição fora de São Paulo entre os dias 6 e 8 de junho, no Shopping Iguatemi, no Lago Norte. São 35 galerias, de cinco estados brasileiros – Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
A feira, reconhecida como a mais importante do Hemisfério Sul, consolidou a presença do Brasil no cenário internacional de artes. A mostra de Brasília é o segundo evento ligado à feira original: em 2007, ano da 3ª edição da SP-Arte, foi criada a SP-Arte/Foto, que, em sete edições, se firmou como um dos principais eventos voltados à fotografia no Brasil.
Com o maior PIB per capita do País, a capital foi escolhida como palco do evento por sua relevância histórica e cultural. “É uma cidade que foi projetada para reunir a paisagem do Cerrado com a arquitetura de dois dos nossos maiores arquitetos, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer”, afirma Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte. A empresária destaca também o panorama das artes na capital. “A cidade abriga, hoje, museus e centros culturais de grande porte e artistas que têm se destacado no cenário brasileiro e internacional. Depois da fase musical, nos anos 80, é a vez da arte contemporânea.”
Virgílio Neto, 2014. Grafite, pastel, aquarela e lápis de cor sobre papel
Nome de destaque da nova geração de artistas brasilienses, Virgílio Neto, está ansioso com a oportunidade de expor os trabalhos na cidade em que nasceu. O desenhista vai expor trabalhos recentes, no espaço destinado à Galeria Referência. “Já participei de uma SP-Arte. No entanto, a possibilidade de expor nosso trabalho em casa é ainda mais legal. É uma oportunidade para pensarmos no que está sendo produzido aqui. A cidade tem estrutura, tem público, pessoas que pensam e se interessam por arte”, garante.
O evento também conta com lançamentos de livros, bate-papos e palestras. Mais informações e a programação completa estão disponível no site http://www.sp-arte.com/brasilia/.

Concentrado Cremoso 3. Manuel Caeiro, 2014.
Programação
Quinta-feira, 5 de junho
15h – Bate-papo / Arte! Brasileiros com Leonor Amarante
A jornalista e crítica de arte bate-papo com o público sobre o mercado de arte brasileiro
Sexta-feira, 6 de junho
15h – Bate-papo / Christie’s com Nathalie Lenci e Candida Sodré
Nathalia Lenci, diretora da Christie’s São Paulo e Candida Sodré, diretora da Christie’s Rio de Janeiro falam sobre a situação atual do mercado de arte no Brasil com foco no mercado secundário
17h – Bate-papo com Ivo Mesquita e Wagner Barja
Ivo Mesquita, curador da Pinacoteca de São Paulo, e Wagner Barja, curador do Museu Nacional em Brasília, conversam sobre a formação de acervos públicos.
18h – Lançamento / Galeria e editora Pinakotheke / Livro Fortuna
Lançamento do livro organizado pelo cartunista Cássio Loredano, em homenagem ao maranhense Reginaldo José Azevedo Fortuna.

19h30 – Lançamento / BEĨ editora / Aéreas do Brasil

Lançamento do livro Aéreas do Brasil, do fotógrafo Cássio Vasconcellos. A obra conta com mais de 150 fotos aéreas de paisagens brasileiras.

Sábado, 7 de junho
17h – Bate-papo / Zum Revista de Fotografia/ João Castilho
O fotógrafo João Castilho conta sua experiência com o prêmio Zum de Fotografia.
19h – Conversa e lançamento com Sérgio Carvalho, Denise Mattar e Marília Panitz
Sérgio Carvalho, colecionador brasiliense, conversa com as curadoras Denise Mattar e Marília Panitz sobre os desafios da construção de uma coleção de arte.
Serviço:
SP-Arte Brasília
Datas para o público: 6,7 e 8 de junho
Local: Shopping Iguatemi Brasília – SHIN/CA 4 Lote A Lago Norte – Brasília, DF
Importante: A entrada na feira é permitida até 30 minutos antes do término do evento.
Entrada franca.

Deixe um comentário


Confira também