Big Bang abre o Festival do Boneco no Teatro Goiânia

Espetáculos diversificados e humorísticos para público de todas as idades. É o que promete o Festival do Boneco, o primeiro dedicado ao teatro de animação em Goiás, que acontece de 14 a 21 de agosto, em vários palcos de Goiânia, a preços populares. A programação será aberta com o espetáculo Big Bang, da Cia Truks, de São Paulo, na sexta, 14, às 20h30, no Teatro Goiânia (unidade da Agência Goiana de Cultura – Agepel), com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A montagem faz uma sátira à criação do universo e questiona a existência humana.

O Festival do Boneco é realizado pela Ação Produtora de Eventos e pela Cia de Teatro Nu Escuro, sob a direção de Denise Carrijo e da diretora e bonequeira Izabela Nascente (Cia de Teatro Nu Escuro), que assina a direção artística do festival. A iniciativa tem patrocínio do Boticário, e apoio da Lei Goyazes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O evento reúne seis grupos nacionais, cinco locais e uma atração internacional, encabeçados por menestréis como Augusto Bonequeiro (CE), o mamulengueiro Chico Simões (DF) e o bonequeiro Guto Lusttosa (SC).

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Goiânia e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Parte da programação também poderá ser vista pela manhã e à tarde nos parques da cidade, onde a entrada será gratuita.

Além das apresentações, o Festival do Boneco promove um debate e três oficinas, envolvendo os artistas convidados, suas técnicas e experiências. O ambiente de discussões foi batizado de Conversa de Boneco e terá vez no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no dia 18 de agosto, às 17h30, com o tema “Ator-manipulador: da técnica ao mercado de trabalho”. A entrada será franca.

No sábado, 15 de agosto, às 16 horas, um grupo de artistas e seus bonecos saem às ruas de Goiânia, com início na Avenida T-10, no Setor Bueno, para convidar a cidade a participar do festival. A passeata é uma prévia de como será o evento e terá a participação especial da Turma do Biribinha (AL), palhaços ilustres do Circo Tradicional brasileiro, que apresentam, entre outros bonecos de grande porte, o Boneco que dá nome e cara à primeira edição do Festival do Boneco.

Outro espaço de intercâmbio promovido pelo Festival do Boneco, como atração para o público é a Bonecaria, instalada na Pop House (Rua 1.145, no Setor Marista), a casa estará aberta a partir das 22 horas com programação musical especial para o festival. Ainda no sábado (15 de agosto), a festa fica por conta do DJ Macambira (Allysson Garcia) e, no dia 21 de agosto (sexta), o show é do Grupo de Volta ao Samba.

Deixe um comentário