Beatlemania no Bolshoi

  • Tributo a The Beatles com a banda Beatlemania
Os Beatles promoveram uma revolução de costumes sem precedentes na história da música pop. Estilhaços da explosão criativa acionada pelo quarteto de Liverpool acertaram os brasilienses da Beatlemania. São eles, Marcos Vianna (guitarra, violão, vocal), Fábio Emanuel (guitarra, gaita, violão), Eduardo Pirangi (baixo), Neno Vieira (bateria, vocal) e Oldair Vieira (teclados, vocal).
Beatlemania, além de ser o nome da banda especializada em reproduzir a sonoridade plena dos Beatles em detalhes milimétricos, designa o fanatismo esparramado pelo mundo inteiro, quando o assunto reverbera a genialidade assombrosa de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
No começo, em bares pequenos no começo de 2001, o grupo tinha o nome de Magical Mistery Band. Curiosamente, assim como os Beatles substituíram Pete Best por Ringo Starr, a Magical Mistery Band trocou de baterista. A chegada de Neno Vieira, que trouxe o irmão Oldair, consolida por fim a estética do quinteto.
Em 2004, depois de comemorar os 60 anos de Paul McCartney, a Magical Mistery Band venceu a etapa de Brasília da BeatleFest, evento nacional organizado por Márcio Motta. Um ano depois, participou do show de 25 anos da morte de John Lennon. Em 2006, a Banda Misteriosa assumiu o nome de Beatlemania. É quando o repertório se abriu no sentido da complexidade.
Os ingleses sufocaram a concorrência com um jorro de composições difíceis de serem catalogadas na prateleira dos gêneros musicais. As experiências em laboratório, quer dizer, em estúdio, com orquestras, manipulação de fitas de rolo, instrumentos exóticos e o incentivo psicodélico das drogas, sem falar do produtor George Martin, levaram os Beatles a patamares inimagináveis.
O enigma da Beatlemania consiste em transitar com desenvoltura entre os diversos enredos desenhados pelos ídolos. Façanha que requer dedicação. Captar minúcias de clássicos intemporais é função digna da arqueologia.
O curioso é transformar dilemas técnicos em puro deleite. Não se trata de exibir o ego de quem suportou horas de laboratório com a intenção de resolver os problemas da alquimia sonora. O fundamental é desatar sorrisos de felicidade aos primeiros acordes e fazer todo mundo resgatar lembranças delirantes.
Tributo a The Beatles
com a banda Beatlemania
Local: Bolshoi Pub (Av. T-2 esq. c/ R. T-53, Setor Bueno, tel. 3285-6185)
Quando: Sábado, 22 de Outubro
Horário: 21 horas
Entrada: R$ 30 (antecipado nas lojas American Music. Sujeito a alteração depois das 22h30)

Deixe um comentário


Confira também