Balada de um Palhaço

Premiada em diversos festivais e indicada ao Vestibular 2012, da PUC Goiás, a peça Balada de um Palhaço, desembarca no palco do Teatro Sesi, dias 17 e 18 de setembro (sexta e sábado), às 20 horas. Último texto escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos, Balada de um Palhaço está em cartaz desde novembro de 2006 quando estreou dentro das comemorações dos 19 anos do Grupo Arte & Fatos, da Coordenadoria de Arte & Cultura da PUC Goiás, com os atores Bruno Peixoto e Edson de Oliveira, sob a direção de Danilo Alencar.
Balada de um Palhaço foi escrita no leito de um hospital, quando seu autor, Plínio Marcos, sofreu um ataque cardíaco. Enquanto se recuperava, ele reuniu no mesmo texto um universo abrangente de personagens, tendo como porta voz dois palhaços, Bobo Plin (nomenclatura atribuída a ele mesmo) e Menelão, dono de um circo decadente, mas veículo único de sobrevivência para os dois.
O texto traz a tona, de forma genial, os conflitos que impulsionam as relações humanas, é um farol iluminando a aproximação da dor e alegria, do simples e do complexo, do riso e o choro, do desespero e da calma, do sistema e do povo, do humano e do desumano.
Autor de vários textos premiados, como Balanço, Liberté Uai, Sob o Sol de Canudos, Herdeiros de Zumbi, Toca Mariles e a Clara do Ovo, Danilo Alencar resolveu entrar no universo de Plínio Marcos para incluir, mais uma vez, outros autores em seu currículo, apesar de sua trajetória ser fundamentalmente calcada em seus próprios textos. “É um desafio muito grande dirigir um texto dessa natureza, mas ao mesmo tempo fascinante. Todos os dias temos uma descoberta diferente e o que achávamos simples é absolutamente complexo, temos que começar tudo de novo, e aí você começa a entender Peter Brooke: “ Fazer o simples é muito complicado”. diz Danilo.
Bruno Peixoto ( Menelão) e Edson de Oliveira (Bobo Plin) têm a incumbência de passar para o público o resultado de quatro meses ininterruptos de trabalho. Os dois já atuaram sob a direção de Danilo Alencar em outros trabalhos e formam um par harmonioso no desempenho das personagens. Seus currículos, no estado de Goiás, são recheados, permeados e alinhados com o teatro.
Neste espetáculo, o grupo, teve o prazer de agregar outros profissionais, de áreas diversas, como Letícia Ramos (preparadora corporal), Pedro Forjaz (iluminador) e Rosi Martins (figurinista), Paulinho Pessoa (cenógrafo), Rodrigo Horse (cenotécnico), Jarbas Cavendish (trilha sonora original), André Srur (documentário e making of), Ricardo Nemoto (projeto gráfico), Lílian Cintra (fonoaudióloga), Marcelo Carneiro (administração e projetos) e Rafael R Blat( produtor).
O espetáculo tem 70 minutos de uma prazerosa encenação, humor de aparência desregrada e profundidade agregada de um texto já clássico da dramaturgia nacional. Contemplada com o Prêmio com o Prêmio Mirian Muniz de Teatro da Funarte, a produção teve o patrocínio da Petrobras e da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia, por meio da da Brasil Telecom (Oi).
Serviço
Espetáculo: Balada de um Palhaço
Texto: Plínio Marcos
Direção: Danilo Alencar
Elenco: Bruno Peixoto e Edson de Oliveira
Data: 17 e 18 de setembro (sexta e sábado)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes, idosos acima de 60 idosos e industriários (mediante comprovação) pagam meia entrada
Contatos: 9252-1007/3204-7042 c/ Danilo Alencar

Deixe um comentário