Art & Art Galeria apresenta exposição de Roberto Camasmie em Brasília

O artista plástico paulistano Roberto Camasmie expõe pela primeira vez em Brasília, no Espaço de Arte do restaurante A Bela Sintra, que tem como curadoria a marchand Celina Kaufman, da Art&Art Galeria.
Na abertura da mostra, intitulada “Trajetórias”, o próprio Camasmie vai conversar com convidados sobre suas técnicas e processo criativo. A abertura será realizada no dia 28, às 17h30.
Na ocasião, o artista doará uma obra para uma instituição social – a escolhida foi a Casa do Candango, cuja presidente, Lúcia Flecha de Lima, receberá das mãos de Camasmie um quadro recente seu. Posteriormente a obra será leiloada, tendo sua renda revertida para a instituição.
Camasmie se tornou famoso sobretudo como retratista. Sua galeria de célebres retratados inclui desde Jacqueline Onassis ao jogador Neymar, passando pelo ex-presidente Lula e as atrizes Sophia Loren e Catherine Deneuve. Mas a exposição “Trajetórias” vai apresentar também outras facetas do artista representadas por gravuras, tapeçarias, leques, gravatas, abajures, lenços de seda e jogos americanos.
O Artista
Roberto Camasmie iniciou sua trajetória em 1966, desenhando retratos em preto e branco de grandes personalidades. Já em 1971, retratou Jacqueline Onassis na Maison Dior, em Paris. Em seguida, participou de dois salões internacionais: em Lion, na França, e no Festival de
Arte de Mônaco. Em 1974, integrou exposiçãocoletiva de tapeçaria na galeria La Daumer, ao lado de Luçat, Le Corbusier, Leger e outros.
Suas tapeçarias fizeram sucesso em Nova York, na Galeria Tudor's Studio (1976). Em 1981, entregou em Londres o retrato da princesa Diana, encomendada pelo embaixador Roberto Campos como presente de casamento. Em 1983, retratou os príncipes de Mônaco, Rainier, Grace e Caroline, e a entrega foi feita por ele e pelo cônsul do Brasil, Sílvio da Costa e Silva, em Monte Carlo. Ainda em 1983, realizou exposição no Hotel de Paris em Mônaco.
Depois de diversas exposições e retratos de pessoas ilustres, incluindo a rainha Sílvia, da Suécia, as atrizes Sophia Loren e Catherine Deneuve, o tenor Luciano Pavarotti e o Papa João Paulo II, inaugurou a própria galeria em 1993, em São Paulo com retrospectiva de sua obra. No ano seguinte, reuniu grandes nomes da arte brasileira –como Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti –na exposição “Retratos de Artistas Famosos”.
Nos últimos anos, Camasmie retratou, entre outras celebridades, os 23 jogadores da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2002, os pilotos da Fórmula 1, além de artistas como Xuxa e Toquinho. Entreseus mais recentes trabalhos, há o retrato do ex-presidente Lula e a homenagem do artista aos 450 anos de São Paulo: um retrato translúcido da ex-prefeita Marta Suplicy sobre a avenida Paulista.

Técnicas e Estilos
Embora seja mais conhecido como retratista, Camasmie sempre ousou nas suas obras, tanto no figurativo quanto no abstrato. Utiliza-se de técnicas inusitadas, como grafismo em acrílico sobre aço escovado. Transita entre a técnica contínua, o retalho e a fusão, entre o plano e o tridimensional, ora em busca da luz, das expressões da luz, ora em busca da transfiguração do humano em sua realidade espaço/tempo.
O artista vai muito além do retrato, num jogo contemporâneo de luzes e cores; para tal, cola, pinta, costura, alfineta e até faz maquiagem, lançando mão de materiais diversos: papelão, papel de seda, tecidos, nanquim, blush e objetos sobrepostos à obra.
Art & Art e a Bela Sintra
Famoso pela excelência de sua cozinha portuguesa, o restaurante A Bela Sintra– de propriedade de Carlos Bettencourt–abriu suas portas em Brasília no final de junho do ano passado. Seu Espaço de Arte, no 1º andar, é administrado pela Art&Art, galeria da marchand Celina Kaufman, com sede no Lago Sul e que, com 20 anos de experiência no mercado, tem trazido grandes artistas a Brasília. Na inauguração do Espaço, Sônia Menna Barreto mostrou ali técnicas mistas e jóias; posteriormente a fotógrafa Bianca Cutait expôs fotos de Brasília e São Paulo.
Serviço
O que: “Conversa com Camasmie” e exposição “Trajetória”
Curadoria: Celina Leite Ribeiro Kaufman
Quando: dia 28 de março de 2012
Horário: 17h30
Local: Espaço de Arte do Restaurante “A Bela Sintra”
Endereço: 105 Sul – Cl. – Bl D – Lj. 35
(A exposição ficará aberta ao público durante os meses de abril e maio. De terça a sexta-feira, das 12h às 15h30, e das 19h às 24h. Sábado, das 12h à 1h da manhã, sem intervalo. Domingo, das 12h às 17h).Mais informações: 9982-7665/3366-3460

Deixe um comentário


Confira também