Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

“A mente de Sônia Menna Barreto”

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Única artista brasileira a ter uma obra na Royal Collection, acervo da Família Real Britânica, Sônia Menna Barreto expõe vinte telas inéditas em Brasília

A CAIXA Cultural traz para Brasília a exposição de uma das mais respeitadas pintoras brasileiras da atualidade. A mostra “A mente de Sônia Menna Barreto” fica em cartaz de 10 de setembro a 13 de outubro, na Galeria Piccola II. A abertura para convidados e imprensa será no dia 09 de setembro, das 19h às 22h, e contará com a presença da artista.

Com curadoria da marchande Celina Kaufman e produção da galeria Art & Art, a exposição apresenta vinte telas inéditas de Sônia Menna Barreto, única artista brasileira com uma obra no acervo da Royal Collection da Família Real Britânica, uma das mais importantes coleções de arte do mundo. As obras que Brasília verá foram produzidas especialmente para a exposição, sua primeira individual na Capital Federal.

As peças foram feitas a partir de técnica mista. A matriz que Sônia usa como base para essa técnica é a imagem do original em linho, reproduzida digitalmente numa tela especial 100% algodão. Essa “imagem de fundo” sofre interferências, em que partes são ora adicionadas, ora suprimidas. Todas as intervenções adicionadas são pintadas a óleo. Sendo assim, Sônia pintará 15 releituras de cada imagem (todas assinadas e nomeadas), sendo que 14 serão postas no mercado e a artista manterá em seu acervo uma de cada imagem.

A arte de Sônia Menna Barreto é minimalista, com várias perspectivas dentro de uma mesma imagem. Modernidade e pós-modernidade se unem à estética medieval, com predominância do tema veneziano e do ambiente da commedia dell-arte. Sua técnica tem origem nos pintores flamengos do século XV, misturando hiper-realismo com minúcias da técnica francesa do Trompe L’oeil. “Uma tela de Sônia une épocas diferentes, brinca com o tempo, é lúdica, com realismo mágico. Peças distintas se encontram unidas, com cores bem colocadas, e perspectiva e imaginação primorosas. Isso a faz muito especial”, explica a curadora Celina Kaufman, marchande e proprietária da galeria Art e Art, que representa a artista em Brasília.

As peças que produziu para Brasília brincam com uma realidade impossível. Sônia acha que as imagens que cria se aproximam muito do Realismo Fantástico dos escritores latinos.

Sônia Menna Barreto

A paulistana Sônia Menna Barreto começou, em 1980, a frequentar o ateliê do artista Luiz Portinari, irmão de Cândido Portinari, no Centro de Artes Cândido Portinari. Durante esse período, conheceu a vida artística, os movimentos, ouviu muitas histórias contadas por Portinari, que conviveu com grandes pintores, escritores e poetas da época. Depois do contato com os trabalhos de Max Ernst, De Chirico, Magritte e Paul Delvaux, a obra de Sônia tomou a direção do Surrealismo. Ela acredita que esteja mais próxima do realismo fantástico.

Além de realizar dezenas de exposições e ganhar diversos prêmios, Sônia lançou em 2007 seu livro “Pintora de Fantasias”, com texto crítico por José Roberto Teixeira Leite em exposição individual no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). Em outubro de 2002, a artista participou da cerimônia de entrega de um quadro original de sua autoria no Palácio de Buckingham.

Sônia Menna Barreto produz sobre diferentes suportes e com distintas técnicas. Tinta a óleo sobre linho e a técnica mista (gravura digital sobre tela 100% algodão com interferência manual a óleo). Em ambos os casos, prepara suas próprias telas e tintas.

Serviço

Exposição “A mente de Sônia Menna Barreto”

Curadora: Celina Kaufman

Produção: Art & Art Galeria

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Piccola II

Abertura para convidados: 09 de setembro de 2010, das 19h às 22h

Visitação: de 10 de setembro a 13 de outubro de 2010

Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SBS Quadra 4 Lote 3/4, edifício anexo da Matriz da CAIXA

Informações: (61) 3206-9448

Classificação etária: Livre

Entrada Franca