Já está no endereço www.goianiamostracurtas.com.br a lista dos selecionados para as três oficinas e um seminário da 9ª Goiânia Mostra Curtas. Serão realizadas as oficinas de Direção de arte e cenografia, com a cenógrafa e diretora de arte Ana Paula Cardoso (20 selecionados); Mídias portáteis – Vídeo de bolso: faça o seu, com o pesquisador e VJ espanhol Nacho Durán (20 selecionados); e oficina de Roteiro, com o roteirista Hilton Lacerda (25 selecionados); e o seminário de Crítica de cinema, com o jornalista e crítico de cinema Marcelo Lyra (30 selecionados). A novidade este ano é que os participantes do seminário vão exercer a crítica cinematográfica ao longo do festival.
As vagas foram distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival. Os selecionados deverão apresentar comprovação de currículo e validar a inscrição pagando uma taxa simbólica de 15 reais, até o dia 26 de setembro (sábado), às 17 horas, no Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), realizador do festival. A 9ª Goiânia Mostra Curtas está programada de 6 a 11 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho de Goiânia-GO. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet; Vivo e Novo Mundo, via Lei Goyazes; e Sesi Conselho Nacional; e apoio do Fundo Nacional de Cultura – Secretaria Nacional do Audiovisual/MinC e Sebrae-GO. O tema desta edição, mídias portáteis, permeia toda a programação de debates, oficinas e mostras.
Recorde de inscrições As oficinas e o seminário da nona edição do festival teve recorde de inscrições 269, ao todo. Foram 97 inscrições para a oficina de Direção de arte e cenografia; 38 para a oficina de Mídias portáteis – Vídeo de bolso: faça o seu; 84 para a oficina de Roteiro; e 50 para o seminário de Crítica de cinema. Estudantes e realizadores do audiovisual em Goiás estão em busca de profissionalização e formação crítica. Essa grande procura é um sintoma de que estamos vivento um momento histórico no audiovisual goiano, acredita Maria Abdalla, presidente do Icumam e diretora da 9ª Goiânia Mostra Curtas.
Homenagens Como em todos os anos, a 9ª Goiânia Mostra Curtas homenageia grandes nomes do cinema e do audiovisual nacional, bem como instituições, veículos de comunicação e festivais que contribuem para o desenvolvimento da área no país. Este ano, o Icumam presta homenagem ao jovem cineasta Gustavo Spolidoro, amplamente premiado em festivais nacionais e estrangeiros; ao cineasta, artista e pesquisador em novas mídias Lucas Bambozzi que dá nome a uma das mostras não-competitivas do festival ; à Revista de Cinema, que há dez anos contribui para a consolidação e divulgação do novo cinema brasileiro; ao Sebrae-GO, instituição que se tornou grande investidora e qualificadora do audiovisual em Goiás; e ao festival Vivo arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (nome de mais uma das mostras não-competitivas da 9ª Goiânia Mostra Curtas), festival que chega à sua quarta edição como a maior referência nacional na pesquisa de convergência de mídias, internet e novas tecnologias na comunicação da contemporaneidade.
Serviço
9ª Goiânia Mostra Curtas
Lista dos selecionados: oficinas Direção de arte e cenografia; Mídias portáteis – Vídeo de bolso: faça o seu; e Roteiro; e seminário Crítica de Cinema
Onde: pelo site www.goianiamostracurtas.com.br
Mais info: (62) 3218-3780