Data tradicionalmente comemorada nos Estados Unidos, o Halloween ou Dia das Bruxas, tem ganhado cada vez mais força no calendário brasileiro. Nessa data, os canais de TV geralmente exibem verdadeiras maratonas de filmes de terror ou sobre bruxas. De histórias de exorcismos à casas mal-assombradas, o cinema está repleto de opções para quem quer levar uns bons sustos antes de sair de casa. A Zelo preparou uma lista com alguns dos filmes mais marcantes desse segmento para ver nesse dia 31 de outubro. Longe dos filmes óbvios, nossas sugestões passeiam pelos clássicos do gênero. Confira!
1.Elvira, a Rainha das Trevas (1988)
Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror, mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com cerca de 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um “livro de receitas” que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.
2. A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O'dea) são os protagonistas de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos, e seus esforços, junto de outras cinco pessoas, para sobreviverem a noite enquanto presos em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia. Com um orçamento apertado e utilizando durante o filme pouquíssimos cenários, o filme virou polêmica na época de seu lançamento por suas cenas de violência e pelo final apocalíptico, chamado de satanista e “contra os valores religiosos”.
3. Donnie Darko (2001)
A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um jovem que tem visões de um coelho gigante e assustador, que o encoraja a fazer brincadeiras estúpidas com os amigos. Um certo dia, na noite de Halloween, uma de suas visões o leva para as ruas e ele se vê diante de um suposto fim do mundo. Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.
4. Os Outros (2001)
Esse não trata diretamente de nada ligado à bruxaria, mas é um dos roteiros de suspense mais inteligentes do cinema. Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide mudar-se com os seus dois filhos para uma mansão isolada, enquanto espera que seu marido regresse da guerra. Como seus filhos sofrem de uma estranha doença que os impede de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre na total escuridão. Quando eles contratam novos empregados, uma vez que os anteriores abandonaram o emprego, coisas sobrenaturais começam a acontecer.
5. A Bruxa de Blair (1999)
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. O filme foi muito criticado, contudo, foi um grande sucesso. Inicialmente produzido ao custo de 35 mil dólares, o filme lucrou milhões logo no início.
Em sua terceira semana de exibição, entre 14 e 16 de agosto do ano de estreia, o filme fez sucesso nas bilheterias e atingiu um faturamento de mais de US$ 107 milhões. Alcançou os US$ 140 milhões e já é um dos 100 filmes americanos de maior faturamento de todos os tempos.
6. As Bruxas de Eastwick (1987)
Em uma conservadora cidadezinha da Nova Inglaterra, Alexandra Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer), entediadas com a vidinha que levam, se reúnem todas as quintas-feiras para tomarem drinques e conversarem sobre variados assuntos. O principal deles é um homem ideal e, sem querer, invocam Daryl Van Horne (Jack Nicholson), um ricaço misterioso e carismático que se muda para o lugar e se envolve com as três, satisfazendo os desejos delas, mas ao mesmo tempo criando uma guerra dos sexos com conseqüências inesperadas. A produção foi indicada a dois Oscars, de melhor trilha sonora e melhor som.
7. O Iluminado (1980)
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Para conseguir escrever o livro com que tanto sonha, um homem aceita trabalhar num hotel de luxo, que durante o inverno fica isolado do mundo por conta da imensa quantidade de neve. Mesmo avisado pelos proprietários sobre estórias de outros zeladores que acabaram por sofrer da Síndrome da Cabana, uma condição psicológica que se desenvolve em indivíduos que ficam isolados por um longo período de tempo e que acaba por leva-los à loucura, ele resolve levar a mulher e o filho para lá. Mas o isolamento de fato mexe com sua cabeça. E não só isso, ele começa ver e conversar com as almas de diversas pessoas que morreram dentro do hotel e que ficaram presas ali. Elas desejam o mesmo destino a ele e por isso, convencem-no a matar sua mulher e ao próprio filho de apenas 5 anos, uma criança iluminada, que consegue ouvir as vozes dos espíritos bons e que tenta salvar a sua família deste inferno gelado. Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme foi dirigido por Stanley Kubrick.
8. Abracadabra (1993)
Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após terem seus espíritos evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos. O filme teve seu início como um especial para o Disney Channel, a ser produzido em um dos menores estúdios da The Walt Disney Company, porém, o script chamou a atenção da Walt Disney Studios que chegou à conclusão de que o filme era forte o bastante para atrair um público de cinema.