8 filmes para o Dia das Crianças

Claro que o Dia das Crianças é sinônimo de criatividade, principalmente na hora de escolher aquele programa especial para celebrar com elas. Entretanto, uma opção que nunca cai em desuso e que nunca perde é o cinema. Mais uma vez reunimos uma seleção daqueles que não podem ficar de fora da lista da garotada. Como no último ano baseamos nossa lista em clássicos, dessa vez as sugestões são mais modernas, afinal, tradições são tradições, mas é sempre preciso renovar-se. Pipoca e refrigerante nas mãos? Então vamos a eles!
1. Frozen – Uma Aventura Congelante
O vencedor do Oscar de melhor animação é sucesso inegavelmente. A congelante história da Disney inovou ao retratar a história de amor não de um casal, mas de duas irmãs. Elsa é a filha mais velha do rei e da rainha de Arendel, e ela tem o poder de criar gelo e neve. Após Elsa acidentalmente condenar o reino a um inverno eterno, ela foge e se esconde num castelo de gelo criado pela mesma, se tornando a Rainha Da Neve. Cabe então à Anna e Kristoff, um destemido homem da montanha, partirem numa jornada para trazerem Elsa de volta a Arendel e transformarem o inverno em verão.

2. Malévola
A tão esperada produção com Angelina Jolie no papel da bruxa Malévola saiu e arrematou as bilheterias do mundo. O filme é um live-action re-imaginado do clássico da Walt Disney Pictures, A Bela Adormecida de 1959, e retrata a história a partir da perspectiva da antagonista, Malévola. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.

3. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
O filme foi dirigido por Cao Hamburguer e estrelado por Michel Joelsas. Ele interpreta Mauro, um garoto de 12 anos que vê sua vida mudar quando os pais, militantes de esquerda no Brasil dos anos 1970, saem de férias inesperadamente. Destaque para a estética e a delicadeza com a qual Hamburguer retrata a fuga dos pais em razão da ditadura militar e como Mauro precisa encarar sua nova realidade.

4. A Invenção de Hugo Cabret
Na Paris da década de 30, Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um pequeno orfão que vive entre as paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico. O filme ganhou várias estatuetas do Oscar em 2012, inluindo as de melhor efeitos visuais, fotografia e direção de arte.

5. Meu Malvado Favorito 2
Gru mudou radicalmente sua vida e agora seu negócio é se dedicar às filhotas Agnes, Edith e Margo, deixando de lado os tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de “ladrão da Lua” pudesse falar mais alto e ser responsável pelo seu recrutamento, através da AVL (Liga Anti-Vilões), para salvar o mundo na companhia da agente Lucy. Juntos, eles precisam localizar o criminoso que roubou a fórmula PX41, e Gru desconfia que um antigo “concorrente”, chamado El Macho, possa ser o responsável por essa maldade. Para completar os problemas, o parceiro Dr. Nefário resolveu abandoná-lo e Margo está vivendo seu primeiro amor. O filme registrou US$ 83,5 milhões em três dias e tornou-se a quarta melhor estreia para um filme de animação em todos os tempos.

6. O Menino e o Mundo
Dirigido por Alêu Abreu, a realidade pesada da cidade grande é retratada em uma fantasia colorida. Um garoto mora com o pai e a mãe em uma casinha no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. A criação dos cenários e dos personagens foi feita com lápis de cor, giz, colagem e pinturas.

7. Como Treinar seu Dragão 2
Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.

8. O Labirinto do Fauno
Para fechar nossa lista, um suspense fascinante dirigido por Guillermo Del Toro. Sim, pode meter medo em alguns, mas é uma dica valiosa e uma boa produção a ser assistida. Na Espanha de 1944, a Guerra Civil já terminou oficialmente, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta. O filme ganhou o Oscar de melhor direção de arte, fotografia e maquiagem.

Deixe um comentário