6 filmes sobre jornalistas

7 de abril. Um dia inteiro para lembrar dos jornalistas, profissionais que podem ser tão diferentes e parecidos ao mesmo tempo. Jornalista tem fama de louco apaixonado, afinal é preciso muita paixão pelo ofício para se submeter às loucuras diárias da profissão. Seja pela insana procura da fonte perfeita até as horas esquecidas, madrugada a dentro, transformando ideias em textos, geralmente companhadas de algumas xícaras de café, muitas xícaras de café. Jornalista é tagarela de nascença, comunicador nato, capaz de se tornar seu melhor amigo em um dia. Quer saber muito de tudo, quer vivenciar suas próprias experiências, quer ser diferente, quer fazer a diferença. Estes profissionais são tão ilustres que já foram personagens dos mais diferentes filmes. Selecionamos algumas obras que mostram um pouco da profissão, o lado cômico, árduo e muitas vezes, cheio de tensão.
1. Como Perder um homem em 10 dias
  • Cena do filme Como Perder um Homem em dez dias (Foto: Reprodução)
Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com seu chefe: caso faça com que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias ele será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes que pertence à empresa. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está desenvolvendo uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias e está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar dela. Ambos se conhecem em um bar, sendo que escolhem um ao outro como alvo de seus planos.
2. De Repente Trinta
  • Jennifer Garner como Jenna Rink em De Repente Trinta
Jenna Rink (Christa B. Allen) é uma adolescente descontente com sua própria idade, já que seus colegas mais populares da escola não lhe dão atenção e o garoto por quem está apaixonada nem sabe que ela existe. A única amizade que Jenna possui é Matt Flamhaff (Sean Marquette), seu vizinho gorducho. Para tentar reverter a situação Jenna decide fazer uma grande festa para o seu 13º aniversário, convidando todos os adolescentes que conhece. Jenna faz um pedido: virar adulta para ter a vida com que sempre sonhou. O pedido se torna realidade e, no dia seguinte, Jenna (Jennifer Garner) desperta com 30 anos de idade. De início Jenna fica assustada com as novidades de sua vida, mas aos poucos fica cada vez mais encantada por ter se tornado tudo aquilo que sempre sonhou ser: adulta, independente e trabalhar em uma importante revista de moda. O choque surge na vida da personagem quando ela descobre que passou por cima de muitas regras e valores morais para realizar seus sonhos. Começa aí o resgate de Jenna pela sua infância e a inocência perdida.
3. O Diabo Veste Prada
  • Cena do filme O Diabo Veste Prada
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem desligada da aparência, que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. Miranda é uma líder diabólica, ou uma mulher forte, temperamental, assumindo tarefas normalmente destinadas aos homens.
4. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
  • Isla Fisher é a estrela de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma jornalista compulsiva por compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, “Allete”, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças publicada da mesma editora. Quando, enfim, seu sonho está prestes a ser realizado, ela repensa suas ambições.
5. O preço da Coragem
  • Angelina Jolie em O Preço da Coragem
Daniel Pearl (Dan Futterman), chefe da sucursal do Wall Street Journal no sudeste asiático, está trabalhando numa matéria sobre um homem-bomba chamado Richard Reid. Sua pesquisa o levou a Karashi, onde um intermediário lhe prometeu uma boa fonte. Quando Daniel saiu para a entrevista avisou Mariane (Angelina Jolie), sua esposa, de que talvez voltasse tarde. Porém ele jamais retornou. Grávida de 6 meses, Mariane decidiu escrever um livro para apresentar a seu filho quem era seu pai, que ele não conheceria.
6. Todos os homens do presidente
  • Cena do filme Todos os Homens do Presidente (Fotos: Reprodução)
Baseado em fatos reais e no livro escrito pelos próprios repórteres que cobriram o caso, este filme conta a história de quatro arrombadores que foram presos em flagrante no edifício Watergate, sede de um escritório do Partido Democrata. Alertados por uma fonte secreta, dois repórteres do jornal Washington Post, Bob Woodward (Redford) e Carl Bernstein (Hoffman) descobrem por trás de tudo uma trama bombástica, revelando o envolvimento do presidente republicano, Richard Nixon, que o levará à renúncia.

Deixe um comentário


Confira também