O ano de 2014 ensaia para exibir os créditos finais de sua exibição. Mas enquanto o ano não acaba, ainda temos muito o que falar sobre ele. Resolvemos fazer uma retrospectiva um tanto quanto diferente dessa vez, listamos os filmes que completaram 10 desde sua estreia. São obras que se tornaram destaque de popularidade e caíram na graça do público. E, pasme, a maioria deles nem parece que já está entre nós há tanto tempo. Confira a nossa seleção:
1. Má Educação
A produção dirigida por Pedro Almodovar é um dos roteiros mais elaborados da trajetória do diretor. A história dos meninos Henrique e Ignácio, descobrindo o amor, o cinema e o sexo dentro de um colégio religioso promoveu um dos mais memoráveis dramas de Almodovar. Destaque para a transsexual interpretada por Gael García Bernal e pela construção não linear do roteiro.
2. Meninas Malvadas
Ícone de grande popularidade, o filme protagonizado por Lindsay Lohan se tornou fenômeno mundial entre todas idades. A história da garota que chega pela primeira vez ao colégio e se depara com um mundo de intrigas e conflitos femininos é daquele tipo que nunca se viu vezes suficientes. O filme foi um dos primeiros das carreiras de sucesso de Rachel McAdams e Amanda Seyfried. Frases, cenas e personagens do filme se tornaram tendência, assim como hábitos dos personagens, como a tradição de vestir roupas rosas em dias de quarta-feira.
3. As Branquelas
Outro sucesso de bilheterias e popularidade. O filme dos dois policiais do FBI que precisam se passar por duas socialites é motivo para não sair de casa quando está na programação da TV. Várias cenas do longa se tornaram referência e entraram para a história, como a disputa de dança na boate. As irmãs Wilson do filme são uma paródia das irmãs Hilton.
4. De Repente 30
Parece que 2004 ditou mesmo fenômenos pops. Este é mais um que se tornou um ícone entre as rodinhas de amigos, principalmente entre os jovens. A história da pequena Jenna Rink, adolescente que sonha ter 30 anos e um dia acorda no futuro despertou a simpatia de várias faixas etárias. O filme é simples, não tem nenhum desdobramento muito impactante, nem um roteiro que fuja dos clichês, mas é daqueles gostosos para se assistir em uma tarde chuvosa.
5. A Nova Cinderela
É, os adolescentes de 2004 não tinham do que reclamar. A cada nome da lista fica mais clara a força do cinema voltado a esse público, e que seguiu ditando sucessos nessa década. Essa é mais uma fórmula batida de Hollywood, mas quem liga, não é mesmo? Hilary Duff protagoniza essa adaptação do conto da Cinderela que deu uma pegada moderna (para a época) à história. A comédia romântica é bastante leve e criativa nos pontos adaptados.
6. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
Clássico indie que conta a história de um ex-namorado que basicamente perde sua memória após uma intervenção de uma empresa especializada no serviço. O filme passa-se essencialmente na mente de Joel, durante esse processo de apagamento, enquanto ele está adormecido na sua cama ligado a uma máquina “apagadora de memórias”.