4° Festival Diagnóstico da Dança 2010

O Festival Diagnóstico da Dança é um projeto que nasceu em Goiânia, no ano de 2007, e que atua na consolidação da produção, pesquisa e intercâmbio em dança, promovendo o debate prático-teórico sobre os formatos atuais em dança que, necessariamente, passam por processos investigativos específicos de pesquisa. Desde então, o Diagnóstico vem se firmando com uma das principais plataformas de informação, intercâmbio e difusão da dança em Goiânia e Goiás.

O objetivo do projeto é dar continuidade ao diálogo que o evento promove entre os atores da dança de Goiás e do Brasil, com apresentações de espetáculos de 17 grupos convidados. Dentre estes estão grupos de Goiânia, grupos nacionais e dois convidados internacionais.

Também serão ministradas Oficinas de Formação nas áreas de Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança Popular do Cavalo Marinho e Hip Hop. Nessa edição, se realizará o I Seminário da Economia da Dança, com a intenção de debater questões relativas a Economia da Cultura, mercado e seus agentes. Será realizada ainda uma mostra de Vídeodança, em parceria com o Festival de Vídeodanza do Equador.

As inovações deste ano se firmam em duas propostas: a primeira é a realização de uma reunião de continuidade do projeto Corredor da Dança, com curadores de festivais de dança do Brasil (Goiânia é representada pelos festivais Diagnóstico, Paralelo 16 e Goiânia em Cena), e a segunda é a parceria com o II Encontro Urbano de Dança (realizado com verba da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia) que trará a Goiânia e Anápolis o total de 10 artistas do Brasil e da América do Sul para se apresentarem em espaços urbanos desde a periferia ao centro das duas cidades, proporcionando a democratização do acesso à cultura pela população anapolina e goianiense.

O Festival Diagnóstico da Dança conta com as parcerias do Rumos Itaú Cultural, Sebrae/GO, Festival de Vídeodanza do Equador e a Fábrica Cultura Coletiva.

Programação dia 10 de novembro – Anapolis

O 4º Festival Diagnóstico de Dança começa na noite desta quarta-feira (10/11), em Anápolis. A realização do Festival na cidade é fruto do apoio irrestrito da Prefeitura do município. Iniciada em 2009, a parceria volta em 2010 com atrações da programação geral e do II Encontro Urbano de Dança, além de oficinas com os grupos Strondum (MG) e Contato (GO).

No primeiro dia de atividades, o evento traz para o público duas atrações, a serem realizadas no Teatro Municipal da cidade: a Mostra de Vídeodança, que é uma parceria com o Festival Videodanza do Equador e tem entrada gratuita, e o espetáculo Entrelinhas, da goiana Ludmila Machado, que foi desenvolvido a partir de um estudo de caso das fiandeiras de Anápolis.

Mostra de Videodança – Programação 24’

Playgood
Ecuador, 2007, 1’47”
Dir: Raúl Ayala, Adriana Coloma

Chiquita
Ecuador, 2010, 4’21”
Dir: Diego Fernando Del Corral González
Cor: Jessyca Mabell Gutiérrez

Sequía
Ecuador, 2009, 1’
Dir: Marcelo Castillo
Cor: DenisseNeira

Lágrima
Ecuador, 2010, 3’25”
Dir: Galo Terán Chico
Cor: Yasuní Cevallos

Maravillosalandia
Ecuador, 2009, 4’18”
Dir: Máximo Alvarez
Cor: Angela Benalcázar

Tiempo y Cadencia
Tiempo y Cadencia, 2010, 4’51”
Dir./Cor: Daniela Ruesgas

Txatarra
Ecuador, 2010, 8’
Dir.: Ana Benítez
Cor.: Tania Revelo, Ana Benítez

Serviço
Mostra de Vídeodança no 4º Festival Diagnóstico da Dança
Dia: 10 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Endereço: Av. Brasil, nº 200, Anápolis, Goiás
Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário