Evento reúne em Jericoacoara manobras radicais de kitesurfe, shows de Eduardo Dussek,Fernanda Abreu e Mart´nália além de muita arte, gastronomia e ecologia
Uma das praias mais deslumbrantes do mundo, Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza (Ceará), vai unir entre 1 e 3 de outubro várias manifestações artísticas, esportivas e ecológicas à paradisíaca natureza local. O 2º Jeri Sport Music Festival O Encontro das Artes realiza a 1ª etapa cearense de Kitesurfe e shows com artistas do Ceará e nacionais como Eduardo Dussek, Fernanda Abreu e Mart´nália, além de apresentações do bailarino cearense Cláudio Bernardo e seu grupo belga As Palavras. DJs que comandam as festas pernambucanas Sem Loção prometem muito agito, assim como as exibições de filmes e ações de preservação ambiental vão marcar o Encontro.
O palco principal será localizado em uma arena com oito tendas decoradas e estruturadas com cadeiras, mesas e puffs. Sob a coordenação artística do produtor Cláudio Silveira, o ambiente terá espaços personalizados, aliando conforto e identidade com os elementos nativos. As tendas de gastronomia e artesanato criarão um centro de convivência onde os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região e apreciar os acessórios manufaturados por artesãos locais.
No dia 1/10 (5ª-feira), o 2º Jeri Sport Music Festival inicia com a projeção do curta metragem L´autre, de Cristina Dias, em plena grande Duna do Por do Sol, um dos mais belos e natural cartão postal de Jericoacoara. A abertura do Festival acontece logo em seguida com a performance Storm to Heaven, da Cia de dança As Palavras. A noite será marcada pela apresentação de Eduardo Dussek. Para fechar todas as três noites do Festival, Jeri será embalada pela música eletrônica dos DJs da festa Sem Loção, de Recife.
Na sexta-feira (2/10) as atividades começam com a abertura da 1ª etapa do Campeonato Cearense de Kitesurfe, cujas provas nas categorias masculino e feminino acontecem na praia. Enquanto os atletas dão shows de manobras nas ondas e no ar, o público pode admirar a competição ao som de DJ. No fim do dia, a grife Maresia, voltada para surfwear, apresenta seus looks durante desfile, seguido da projeção de vídeos, como o curta Café da manhã, de Karla Bogato e O Outro, da companhia de dança As Palavras. A noite é da cantora Fernanda Abreu e banda.
No sábado (3/10), o Festival inicia com a grande final do Campeonato Cearense de Kitesurfe e, após o último por do sol do evento, os primeiros colocados da modalidade serão premiados. A festa sonora com a apresentação do grupo formado na oficina de instrumentos musicais feitos com materiais reciclados abre os festejos para, em seguida, o balanço envolvente de Mart´nália subir ao palco e animar a noite.
Fizemos uma escolha eclética para poder atingir um público diversificado, característico do local. A companhia de dança belga As Palavras é uma iniciativa inovadora, algo jamais visto em Jeri. As atrações musicais foram escolhidas pela originalidade de cada artista: Eduardo Dussek é o ícone dos anos 80 e 90; Fernanda Abreu traz a energia com seu funk-dance e Mart´nália é a própria descontração, explica Aleana Duarte, produtora musical do Jeri Sport Music Festival. Além disso, as festas dos recifenses Sem Loção com seus DJs já são hit no estado vizinho e chegam pela primeira vez ao Ceará por Jericoacoara.
Oficinas para a comunidade e estímulo a preservação do meio ambiente
O Jeri Sport Music Festival vai apresentar ao público o que for produzido durante oficinas realizadas para a comunidade local. A oficina de dança As Palavras reunirá 15 jovens de Jericoacoara para apresentações durante todo festival. Na oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclado, 40 crianças e jovens irão fabricar seus próprios instrumentos, que ficarão expostos na arena até a apresentação do grupo. Outra oficina, que acontecerá entre novembro e dezembro, aplicada pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), é a de papéis reciclados, que vai evidenciar como o lixo pode ser reaproveitado.
A vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e produtora executiva do Festival, Verônica Sanger, revela que o apoio que o evento recebe este ano vai possibilitar, além de difundir a cultura e o esporte, realizar ações ambientais que permanecerão na comunidade. O Festival vai permitir que a cidade seja equipada com um serviço de coleta seletiva e diversas lixeiras para reciclagem, assim como realizar oficinas e oferecer informações direcionadas, comemora Verônica, que desde a primeira edição vem recebendo total apoio da comunidade e da maioria das pousadas.
O 2º Jeri Sport Music Festival é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com patrocínio master da Cagece, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias da Cultura (Secult), de Esportes (Sesporte) e das Cidades, e apoios da WebJet, Redenção, Oi FM, Jornal O Povo, Bando de Criação, Bad Boy, Maresia, Hotel Mosquito Blue, Sebrae e o Governo da Bélgica. O evento conta com a participação e apoio total da comunidade.
Programação
Dia 1º de Outubro (quinta)
– Projeção de um curta metragem – de Cristina Dias “LAutre” na duna do por do sol
– Performance “Storm of Heaven” (Companhia As Palavras Dir. Claudio Bernardo)
– Eduardo Dussek
– DJs Sem loção (Recife)
Dia 2 de Outubro (sexta)
– 1° etapa do campeonato Cearense de Kite, Dj e atividades com público com brindes
– Desfile de moda – Maresia
– Projeção de curtas metragem
Fernanda Abreu
– DJs Sem loção (Recife)
Dia 3 de Outubro (sábado)
– 1° etapa do campeonato Cearense de Kite
– Premiação do campeonato de Kite
– apresentação do grupo formado na oficina de instrumentos musicais.
– Martnália
– DJs Sem Loção (Recife)