10° Canto da Primavera de Pirenópolis

ATRAÇÕES

CONVIDADAS

Arnaldo Antunes

Hamilton de Holanda

Libertango

Ricardo Leão

Toni Garrido

Ricardo Silveira Trio

Orquestra de Câmara Goyases

SELECIONADAS

Andréia Teixeira e

Reinaldo Reis

Arnaldo Freire

Banda Arawaks

Banda Cega Machado

Banda Cine Capri

Bebel e os Motherfuckers

Casa Bizantina

Chico AAfa

Cortejo com Vida Seca

Forró Agarradinho

Grace Carvalho

Jam Brasil

Larissa Moura

Milla Tuli

Nayzis

Nila Branco

Pádua

Patubatê

Pedro Ivo

Rogério Caetano

Tônzera

Trio Quebrando o Tabu

Valéria Costa

AGENDA

22 DE SETEMBRO

3ª. FEIRA

O QUE ONDE QUANDO
. Abertura Oficial

Show

. Ricardo Leão com lançamento do CD Cinematecla

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
20:00
Shows

. Larissa Moura

. Pádua

Cine Pireneus
22:30

23 DE SETEMBRO

4a. FEIRA

O QUE ONDE QUANDO
Shows

. Nayzis

. Tonzêra

Cine Pirineus
20:00
Shows

. Trio Quebrando o Tabu

. Jam Brasil

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21:30

24 DE SETEMBRO

5a. FEIRA

O QUE ONDE QUANDO
Show

. Chico AAfa

Largo da Ponte de Pedra
18:00
. Master Class

Hamilton Holanda

Cine Pireneus
19:30
Show

. Libertango

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21:30
Shows

. Pedro Ivo

. Forró Agarradinho

Palco do Rosário
22:30

25 DE SETEMBRO

6a. FEIRA

O QUE ONDE QUANDO
Show

. Andréia

Teixeira e Reinaldo Reis

Largo da Ponte de Pedra
18:00
Shows

. Banda Cine Capri

. Bebel e os Motherfuckers

Cine Pireneus
20:00
. Lançamento do livro “Ataulfo Alves, Vida e Obra”, de Sérgio Cabral
Hall do Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21:00
Show

. Ricardo Silveira Trio

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21:30
Shows

. Banda Cega Machado

. Arnaldo Antunes

Palco do Rosário
22:30

26 DE SETEMBRO

SÁBADO

O QUE ONDE QUANDO
. Cortejo com Vida Seca
Em frente ao Teatro Sebastião Pompeu de Pina
11:00
Shows

. DJ Simone Junqueira

. Milla Tuli

Largo da Ponte de Pedra
18:00
Shows

. Banda Arawaks

. Casa Bizantina

Cine Pireneus
20:00
Shows

. Rogério Caetano

. Grace Carvalho

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21:30
Shows

. Nila Branco

. Toni Garrido

Palco do Rosário
22:30

27 DE SETEMBRO

DOMINGO

O QUE ONDE QUANDO
Shows

. Arnaldo Freire

. Orquestra de Câmara Goyases e convidados

Igreja Matriz
10:00
Shows

. Valéria Costa

. Patubatê

Palco do Rosário
17:30

OFICINAS

O QUE ONDE QUANDO
. Bateria

Jurim Moreira

. Percussão

Marco Lobo

. Baixo

Marcelo Maia

Escola Municipal

Tia Olívia

DE

23 a 26

DAS

13:30 às 18:00

. Sopros

Zé Canuto

. Piano e Teclado

Ricardo Leão

. Violão e Guitarra

Ricardo Silveira

. Técnica Vocal

Adriano Pinheiro

Escola Estadual

Comendador Joaquim Alves

DE

23 a 26

DAS

13:30 às 18:00

. Workshop de encerramento das oficinas com professores e alunos
Teatro Sebastião Pompeu de Pina

11:00

WORSHOP

Hamilton de Holanda

Mistura de show e bate-papo, propiciando a interação entre o público e o músico apelidado pela imprensa francesa como “Príncipe do Bandolim” e seu grupo – Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo) Gabriel Grossi (harmônica) e Márcio Bahia (bateria). Carioca, mas, segundo ele, “de alma brasiliense”, Hamilton de Holanda é um artista versátil, tanto que ganhou, por unanimidade, o prêmio de melhor instrumentista do Icatu Hartford de Artes (2001) em duas categorias: erudito e popular. Dono de ampla discografia, tem como carro-chefe a trilogia autoral Brasilianos (2006), que dá nome aos premiados CDs e ao grupo Hamilton Holanda Quinteto.

LANÇAMENTO

Livro: “Ataulfo Alves, Vida e Obra”, de Sérgio Cabral (Lazuli/Companhia Editora Nacional)

Seja como jornalista (foi um dos fundadores do Pasquim e editor da revista Realidade) ou como crítico, produtor, pesquisador, escritor e compositor, há mais de 50 anos Sérgio Cabral dedica-se à música popular brasileira, principalmente ao samba. No livro, ele presta homenagem a seu amigo pessoal e um dos maiores sambistas brasileiros, Ataulfo Alves que, se estivesse vivo, teria completado 100 anos, em 2 de maio de 2009.

Além de narrar toda a trajetória de vida do sambista, Sérgio Cabral registra a discografia completa de Ataulfo Alves, que ultrapassa 320 composições e inclui sambas antológicos como Ai, que saudades da Amélia; Laranja Madura; Mulata Assanhada, entre outros. O livro aborda ainda as principais parcerias de Ataulfo Alves, entre elas Mário Lago (Ai, que Saudades da Amélia), e revela curiosidades sobre o sambista. Sérgio Cabral é autor de várias biografias de destaque, como a de Antônio Carlos Jobim e a de Nara Leão. Depois de Ataulfo Alves, a próxima será a da cantora Elizeth Cardoso.

GRUPOS E ARTISTAS CONVIDA Arnaldo Antunes

O repertório do show é basicamente o de Iê Iê Iê, último CD do artista, mas também abre espaço para sucessos antigos como Essa Mulher, Socorro e Consumado. Músico, poeta e artista visual, Arnaldo Antunes se projetou no cenário musical como integrante dos Titãs. Em 1992, depois de dez anos com o grupo, desligou-se da banda. Iniciou aí sua carreira solo, marcada pelo experimentalismo e pontuada por eventuais parcerias com ex-companheiros dos Titãs e outros artistas, como Marisa Monte e Carlinhos Brown, com quem formou o trio Tribalistas, em 2002. Arnaldo Antunes produziu diversos álbuns (Nome,1993; O Silêncio, 1996; O Corpo, 2000; Qualquer, 2006; Ao Vivo no Estúdio, 2007) e publicou vários livros (Psia,1986; Tudos, 1990; Doble Duplo, 2000; Palavra Desordem, 2002; Frase de Tomé aos Três Anos, 2006; entre outros). Em Iê Iê Iê, ele recria o gênero dançante dos anos 60, brincando com os clichês do universo pop, mas sem ser “saudosista” – faz questão de afirmar.

LiberTango

Com arranjos originais, o grupo interpreta canções do bandonista e compositor uruguaio Astor Piazzola, como Libertango, uma de suas peças mais célebres, que dá nome ao conjunto. Há 12 anos, o LiberTango pesquisa e reinventa a obra de Piazzolla, garimpando tangos, milongas e mesmo valsas ainda pouco conhecidos.

Apesar do nome e do repertório, o LiberTango é brasileiro, nascido em 1996, no Rio de Janeiro, batizado originalmente como Astor Piazzolla Trio. Seus integrantes são a pianista Stela Caldi (argentina radicada no Brasil há 40 anos); o saxofonista, flautista e arranjador Alexandre Caldi; o acordeonista e pianista Marcelo Caldi; e o cantor Marcelo Rodolfo.

O álbum de estréia do grupo foi A música de Astor Piazzolla (Delira, 2005). Depois veio Cierra tus ojos y escucha (Delira Música), em que versos do escritor Jorge Luis Borges somam-se à música de Piazzolla.

Ricardo Leão

Cinematecla é o nome do show de Ricardo Leão e também do CD que o pianista, compositor, arranjador e produtor musical lançará na abertura deste 10º Canto da Primavera. A inspiração para o CD brotou quando o artista goiano, radicado no Rio de Janeiro, e um dos mais atuantes profissionais da cena musical brasileira, participava do 10º. Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em 2008. Nas teclas do piano, Ricardo Leão constrói sua cinemateca, fazendo uma viagem pela história da chamada 7ª Arte.

O disco tem participação dos solistas Ricardo Silveira, Roberto Menescal, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Marcelo Caldi e Zé Canuto.

Toni Garrido

Além de antigos sucessos, o ex-vocalista do Cidade Negra apresenta no show as canções do primeiro CD de sua carreira solo, Todo Meu Canto.

O carioca Antônio Bento da Silva, ou Toni Garrido, começou a vida artística misturando samba, rock, funk e soul na extinta Banda Bel. A partir de 1994, se destacou como vocalista da banda de reggae Cidade Negra, fazendo do CD Sobre Todas as Forças um campeão de vendas (800 mil cópias) e cativando o público com músicas como Aonde Você Mora, Pensamento e Doutor. Com Erê, lançado em 1996, Toni e o Cidade Negra conquistaram o CD Duplo de Platina. Depois vieram Dubs, lançado na Europa, em 2000, e o Acústico MTV, em 2002, com a participação de Gilberto Gil.

Toni Garrido agora voa sozinho. Em 2008, ele se desligou do grupo Cidade Negra, resgatando o antigo estilo musical de misturar vários ritmos. Seu primeiro álbum solo é encabeçado por Me Libertei, faixa dos anos 70 que ficou conhecida na voz do xará Toni Tornado.

Ricardo Silveira Trio

O instrumentista, compositor e apresentador do programa Estúdio 66 no Canal Brasil exibe no show um repertório principalmente autoral, com músicas de seus CDs, como Noite Clara (indicado ao Grammy, em 2004, como melhor CD instrumental) e Outro Rio, lançado nos EUA, em 2007, pela gravadora Adventure Music. As músicas, em sua maioria, são compostas com base no trio de violão, baixo acústico e bateria, inspiradas nos trios de samba-jazz da década de 60. Neste show, Ricardo Silveira é acompanhado pelo baixista Rômulo Gomes e o baterista Jurim Moreira.

Brasileiro, formado pela Berkee College of Music (Bostom/EUA), Ricardo Silveira se lançou primeiro no mercado americano, onde fez shows e gravou ao lado de grandes nomes da música, como Herbie Mann, Dianna Ross, Randy Jacson, Brensa Russel, Toots Tielemans, Matt Bianco, Vanessa Willians e Pat Methney. No Brasil, tornou-se conhecido do público a partir de Bom de Tocar, nome de seu primeiro disco e também de seu maior hit. Aqui, como no exterior, coleciona importantes parcerias. Entre elas Elis Regina, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, João Bosco.

Orquestra de Câmara Goyazes

Criada em 1999, atualmente a orquestra conta com 20 músicos, entre cordas e sopros. Realizando concertos em Goiânia e no interior do Estado regularmente, conta com um repertório específico, composto por obras que abrangem todos os períodos da história da música, mas sobretudo composições modernas.

A orquestra se apresenta sob a batuta do maestro Eliseu Ferreira, clarinetista formado pela Universidade de Brasília e mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás. Em busca de aperfeiçoamento, o maestro participa frequentemente de cursos e máster classes no Brasil e no exterior, inclusive cursos de regência em Zlin e Kromeritz (República Tcheca) e no Royal College of Music, em Londres (Inglaterra).

Deixe um comentário