
A Temporada Araguaia 2025 chegou com uma programação diversificada e novas ações. O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, coordena um trabalho inédito na região. Na Expedição Araguaia, turismólogos, jornalistas, biólogos, fotógrafos, pesquisadores do Observatório do Turismo e equipes de apoio e logística, navegarão pelo rio em cinco embarcações. Os pesquisadores vão coletar dados sobre a temporada em Aruanã, Luiz Alves e nos acampamentos ribeirinhos.
O objetivo é identificar o perfil dos turistas que acampam nas praias e daqueles que se hospedam nas cidades. A coordenadora da pesquisa, Amanda Alves Borges, afirma que “levantamentos como esse são essenciais para gerar dados reais que orientem o planejamento turístico e a formulação de políticas públicas. O diferencial desta edição é ampliar o olhar sobre o Araguaia, incluindo não apenas as cidades, mas também a vivência nos acampamentos”.
A jornada tem início à meia-noite do dia 10 de julho, em Goiânia. No dia 11, as 12 pessoas da Agência de Turismo chegam a Aruanã. No dia 12, a equipe estará em Cangas; no dia 13, em Cocalinho; dia 14, em Travessão; e dia 15, na Viúva. Nos dias 16 e 17, as ações ocorrem em Bandeirantes e, nos dias 18 e 19, em Luiz Alves. Pela primeira vez, o Governo Estadual promove uma iniciativa com esse formato. Em Aruanã e Luiz Alves, funcionarão Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que fornecerão orientações e informações aos visitantes.
A temporada gera emprego e renda para comunidades da Região Turística do Vale do Araguaia. Nesse período, moradores atuam como guias, cozinheiros, artesãos, comerciantes, funcionários de estabelecimentos turísticos e administradores de ranchos, ampliando sua renda. Os investimentos previstos pelo Governo de Goiás em 2025 para ações culturais nos municípios mais visitados têm como objetivo atrair mais turistas e estimular a economia local. O crescimento da atividade turística impacta diretamente na arrecadação municipal.
De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a Temporada Mais Araguaia 2025 representa a integração entre secretarias estaduais. “Com a liderança do governador Ronaldo Caiado, conseguimos unir estrutura, qualificação e lazer para proporcionar uma experiência completa aos turistas e gerar desenvolvimento para as comunidades locais. Além de movimentar a economia e criar empregos nas cidades ribeirinhas, a temporada também é um grande laboratório para a Goiás Turismo, que nesta edição vai a campo com a Expedição Araguaia para conhecer de perto o perfil do visitante e aprimorar nossas políticas públicas voltadas ao setor”, afirma.
A expectativa é de que a Temporada do Araguaia receba cerca de 1 milhão de turistas. Segundo o Observatório do Turismo de Goiás, a maioria dos visitantes vem de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros estão entre as cidades que mais atraem turistas.
Diversas secretarias estaduais participam do evento, coordenado pela Goiás Turismo. GoiásFomento e as Secretarias da Retomada, de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente atuam em parceria para oferecer qualificação profissional, acesso a crédito, entretenimento e ações de conscientização ambiental. A programação inclui shows que vão do eletrofunk ao sertanejo, além de oficinas esportivas.
A equipe técnica da GoiásFomento também participa da expedição, apresentando linhas de crédito aos empreendedores locais. Entre as opções disponíveis, há financiamentos de até R$ 5 mil com taxa zero. Para valores superiores, são oferecidas taxas reduzidas e prazos estendidos, facilitando o acesso ao crédito e contribuindo para o fortalecimento dos negócios na região.