
O Sesc Centro inaugura, no próximo sábado (23), às 15h, a exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a cultura da paz”, em sua sede na Rua 15, Setor Central, em Goiânia. A visitação gratuita acontece de 25 de agosto a 2 de setembro, das 9h às 18h. O evento é resultado de parceria entre a Embaixada do Japão, o Instituto Paulo Kobayashi e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás.
A mostra reúne painéis informativos que retratam os impactos da tragédia nuclear e as consequências para os moradores das cidades atingidas. O material foi cedido pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima e apresentado pela Embaixada do Japão.
Entre os destaques está a história de Sadako Sasaki, criança vítima da radiação que se tornou símbolo da resistência. A exposição também traz uma homenagem à menina, assinada pela artista e origamista Priscila Tiemi Okata Nishizawa.
Segundo Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a iniciativa reforça a importância de promover a paz por meio da cultura.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca que a mostra já percorreu estados como São Paulo e o Distrito Federal, chegando a Goiás para estimular reflexão sobre a história mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945, às 8h15, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica sobre Hiroshima. Três dias depois, em 9 de agosto, às 11h02, Nagasaki também foi atingida. As datas permanecem como marcos históricos e são lembradas por sobreviventes, países e instituições em todo o mundo como forma de inspirar e reforçar a cultura da paz.
Serviço: Exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a cultura da paz” no Sesc Centro
Abertura: 23/8/25, às 15h
Visitação: 25/8 a 2/9/25, das 9h às 18h
Local: Sesc Centro – Rua 15, Setor Central, Goiânia (GO)
Entrada gratuita.