Todo mundo sabe que uma má alimentação pode trazer vários problemas para a saúde física. Mas, você sabia que isso também interfere na saúde mental? Pesquisas apontam que uma alimentação saudável ajuda na melhora do funcionamento do cérebro e na cognição, reduzindo em até 16% o risco de ter depressão ou ansiedade. A nutricionista do Sesc Goiás, Ana Cristina Pimenta, explicou como cuidar da saúde mental por meio dos hábitos alimentares.
Uma alimentação inadequada pode ocasionar problemas ligados à saúde física e emocional. Segundo Ana Cristina, uma dieta pobre em nutrientes pode aumentar as chances de se obter depressão, ansiedade e vários outros transtornos. Também pode desenvolver diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e outras dislipidemias. “Alimentos ultraprocessados, contendo corantes, gordura trans e saturada devem ser evitados. De forma geral, alimentos industrializados podem prejudicar a saúde mental, pois eles não oferecem nenhum tipo de vitaminas e nutrientes para nosso organismo”, orienta a nutricionista.
Ana Cristina dá algumas dicas para quem quer manter uma alimentação e saúde mental saudável. Confira:
- Apostar em alimentos ricos em fibras, oxidantes e probióticos
- Consumir ômega 3
- Fazer 6 refeições ao dia
- Consumir de 4 a 6 porções de frutas ao dia
A profissional também chama atenção para as falsas receitas e dietas “infalíveis” que podem ser encontradas na internet. “Evite pesquisar dietas na internet, pois uma alimentação inadequada pode gerar irritabilidade e graves problemas de saúde”, orienta e complementa dizendo que é importante buscar ajuda de um nutricionista. “Somente um profissional capacitado pode montar um plano alimentar de acordo com as necessidades de cada organismo”, ressalta.