Nesta segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do Paxlovid, medicamento desenvolvido pela Pfizer para o tratamento da Covid-19. A aprovação foi por unanimidade e a realização da venda só pode ser feita sob prescrição médica.
A orientação da Anvisa é que o remédio deve ser utilizado somente por adultos e indicado para o tratamento da Covid naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave. Além disso, a autorização antecipa que o fabricante deve manter e priorizar o fornecimento para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 30 de março. E o tratamento consiste na combinação de dois medicamentos antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir. Ao entrar no organismo, ele inibe a enzima que o vírus precisa para se replicar no corpo humano. Consumido por via oral, o procedimento será efetivo ao ser tomado por duas vezes, durante cinco dias e precisa ser administrado ainda na fase inicial da infecção.