Pandemia faz aumentar casos de bruxismo

Condição pode causar de desgaste dentário a dores de cabeça e deslocamento de mandíbula
Displeased beautiful African American woman keeps hand on cheeks, feels toothache, clenches teeth from pain, has dark healthy skin and crisp hair, dressed casually. Negative facial expressions
(Foto: wayhomestudio/br.freepik.com)

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) feito com estudantes universitários sobre os impactos da pandemia no estresse, no sono e na saúde bucal revelou que 30% dos entrevistados se consideraram muito estressados com a chegada da pandemia de Covid-19. O levantamento avaliou alterações causadas na pele, nos dentes, glândulas, ossos e músculos localizados na boca, pescoço, cabeça e face. O resultado apontou um aumento em casos de bruxismo, que consiste em um movimento involuntário caracterizado pelo ranger e/ou apertar dos dentes.

Segundo o cirurgião-dentista do Sesc Anápolis, Gustavo Henrique Sousa Costa, o bruxismo é uma condição que atinge cerca de 31% da população adulta e pode gerar danos irreversíveis aos dentes e algumas das consequências são:

  • Desgaste dentário
  • Trincas em esmalte
  • Hipersensibilidade dentária
  • Fratura de restaurações ou até mesmo do próprio dente
  • Dores na musculatura da mastigação
  • Distúrbios na articulação temporomandibular – que pode gerar dores de cabeça ou até mesmo o deslocamento da mandíbula – entre outros

O tratamento, explica Gustavo, consiste no controle dos sintomas e muitas vezes é necessária uma mudança no estilo de vida para a melhora da doença. O cirurgião-dentista também pode julgar necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para auxiliar no tratamento.

O profissional esclarece que, de acordo com a literatura, os tratamentos disponíveis para pacientes com bruxismo são variados e vão depender de cada situação. Podem incluir ajuste na mordida, utilização de placas oclusais e aparelhos específicos, injeção intramuscular de toxina botulínica e medidas para controlar a ansiedade e o estresse.  “É importante ressaltar que cada caso é único, por isso é muito importante procurar um cirurgião-dentista e se informar sobre a melhor terapia indicada para o seu caso”, ressalta Gustavo.

O Sesc Goiás oferece atendimento odontológico nas unidades fixas de Anápolis, Goiânia (Campinas e Centro), Itumbiara, Jataí e em uma Unidade Móvel – OdontoSesc. O tratamento nas clínicas fixas é destinado aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com o cartão Sesc atualizado. Para usufruir do benefício é necessário fazer a pré-inscrição no site do Sesc Goiás.

Leia também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.