Equoterapia: Terapia com cavalos auxilia no tratamento dos mais diversos diagnósticos no Crer

O Crer é o único hospital de Goiânia que realiza a equoterapia pelo Sistema Único de Saúde, atendendo crianças e adultos
Equoterapia: Terapia com cavalos
A pequena Mariana Alves, de cinco anos durante a equoterapia. Foto: Juliana Saran / Agir

Pioneiro no serviço de equoterapia em Goiás, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) soma mais de 207 mil atendimentos na unidade desde sua implantação em 2004, em parceria com a Polícia Militar de Goiás (PMGO). Atualmente, cerca de 160 pacientes estão em tratamento no serviço do hospital, que atende crianças e adultos com os mais diversos diagnósticos.

Diagnostica com a síndrome rara de West, TEA e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, a pequena Mariana Alves, de cinco anos é paciente do Crer há quatro anos e a cada dia de tratamento sua evolução é muito expressiva.

Para Vanessa Cristina Resende, mãe da paciente Mariana, o sentimento é de gratidão pelo hospital e seus colaboradores, ela contou um pouco como o tratamento tem ajudado nos desafios diários da pequena. “Os benefícios são maravilhosos, a equoterapia trabalha a mente e o corpo. A evolução da Mariana foi total: a fala, o comportamento, tudo mudou bastante, e hoje ela interage e socializa com os profissionais e com as outras crianças. O Crer significa muito para a gente, e eu sou muito grata a tudo, não tenho nada a reclamar, só agradecer”, ressalta a mãe da paciente.

Segundo a supervisora Multiprofissional de Terapias de Apoio do Crer, Karla Lorena Mendonça Campos, a equoterapia tem um papel fundamental na recuperação de muitos pacientes, “no Crer, nós proporcionamos aos pacientes um atendimento individualizado, em um local totalmente diferente do ambiente hospitalar, que traz vários benefícios por ser um método terapêutico que emprega o cavalo como agente promotor de melhorias de nível físico e intelectual”, explicou a supervisora.

Karla pontua que a equoterapia é indicada para pacientes com alguma doença que compromete a parte motora e/ou psíquica, como crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, entre outras. “No caso de pacientes adultos o tratamento é indicado para quem tem uma lesão medular, trauma cranioencefálico e acidente vascular cerebral, por exemplo.” Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados e com formação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

O Crer conta com dez cavalos aptos a fazer o atendimento com a hipoterapia. Karla destaca a importância da parceria com a PMGO para manutenção do serviço e o cuidado com os animais. “O Regimento de Cavalaria da PMGO é fundamental para o bom funcionamento do nosso serviço. Eles fornecem a hotelaria, grande parte da alimentação dos animais e a assistência veterinária, além de possuírem anos de experiência no trato com os cavalos”, explica.

Deixe um comentário