A Romaria do Divino Pai Eterno 2026 teve início na madrugada desta sexta-feira (26), em Trindade, marcando o começo de uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. Às 5h, a tradicional Alvorada Festiva abriu oficialmente a programação com um cortejo que saiu da Igreja Matriz em direção ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, reunindo milhares de fiéis em um momento de oração, cantos e demonstrações de fé.
Neste ano, a celebração ganha um significado especial ao marcar os 186 anos de devoção ao Divino Pai Eterno, tradição iniciada após o encontro do medalhão de barro pelos agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa, episódio que deu origem à devoção em Trindade.
Segundo o reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins, a Romaria reforça o convite para que os peregrinos renovem a esperança e a fraternidade durante os dias de celebração. Com o tema “Abbá, Pai”, a edição de 2026 espera receber milhões de romeiros ao longo da programação religiosa.
Primeiro dia da Romaria
A programação desta sexta-feira segue com importantes manifestações de fé pelas ruas e rodovias que ligam Goiânia a Trindade.
Às 17h, o Trevo de Goiânia será ponto de partida da 4ª Romaria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e da 10ª Romaria da Vila São Cottolengo, iniciativa que reúne pacientes, colaboradores, voluntários e devotos em um percurso marcado pela superação e pela solidariedade.
Na sequência, às 18h, acontece a 10ª Romaria da Polícia Civil, com saída do Terminal Padre Pelágio, reunindo servidores da segurança pública em mais uma demonstração coletiva de devoção ao Divino Pai Eterno.
Encerrando a programação do primeiro dia, às 19h30, a Praça do Santuário Basílica receberá uma celebração com a participação das paróquias do Vicariato Nossa Senhora Aparecida, da Arquidiocese de Goiânia.
O encontro reúne fiéis para um momento de oração comunitária, agradecimento pelas graças alcançadas e pedidos pela paz, reforçando o espírito de comunhão que marca a Romaria do Divino Pai Eterno.
Serviço: Romaria do Divino Pai Eterno 2026
Data: sexta-feira (26)
Local: Trindade (GO)
Informações: site oficial















