Roma passa a cobrar taxa de 2 euros para acesso à Fontana di Trevi

Arrecadação entra em vigor nesta segunda-feira (2) e vale apenas para visitantes que descem à bacia da fonte
Fontana di Trevi taxa
(Foto: Michele Bitetto/Unsplash)
Fontana di Trevi taxa
(Foto: Michele Bitetto/Unsplash)

Os turistas que desejam seguir a tradição de jogar uma moeda na Fontana di Trevi, em Roma, passam a pagar uma taxa de 2 euros a partir desta segunda-feira (2). O valor será cobrado apenas dos visitantes que descerem as escadas de pedra para se aproximar da bacia. A área da praça ao redor do monumento permanece com acesso gratuito.

A cobrança ocorre das 11h30 às 22h nos dias úteis e das 9h às 22h aos finais de semana. De acordo com as regras anunciadas pela prefeitura, moradores de Roma estão isentos, assim como pessoas com deficiência e seus acompanhantes e crianças menores de 6 anos.

Há cerca de um ano, o acesso à Fontana di Trevi passou a ser controlado, com limite máximo de 400 pessoas por vez na área próxima à bacia. Em 2024, mais de dez milhões de visitantes passaram pelo local, com registros de até 70 mil pessoas em um único dia.

Um dos pontos turísticos mais visitados da capital italiana, a fonte ganhou projeção mundial desde a cena do filme “La Dolce Vita”, de Federico Fellini, em que Anita Ekberg entra na água e chama Marcello Mastroianni. Alimentado por um antigo aqueduto romano e concluído em 1762, o monumento é uma obra do final do barroco, projetado pelo arquiteto italiano Nicola Salvi, e retrata Oceano, o deus das águas.

Com o aumento do fluxo turístico em Roma e em outras regiões da Itália, a adoção de taxas para visitantes tem se tornado mais comum. Entre os exemplos estão o Panteão de Roma, a cidade de Veneza durante a alta temporada e, de forma temporária, o pátio em Verona associado à varanda de “Romeu e Julieta”.

Leia também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.