Rally Jalapão 2025 encerra com domínio de Gabriel Soares nas motos e Marcos Baumgart nos carros

Prova reuniu 116 competidores de 15 estados e dois países, percorrendo mais de 1.200 km entre Palmas, Mateiros e São Félix do Tocantins
Rally Jalapão 2025
Gabriel Soares confirma o título do Rally Jalapão entre as motocicletas
(Doni Castilho / DFotos)

O Rally Jalapão 2025 terminou nesta quinta-feira (19) após cinco dias de prova e 1.233,49 quilômetros percorridos pelas trilhas do Tocantins. Com três vitórias em quatro etapas, o mineiro Gabriel Soares, conhecido como Tomate, se destacou nas motos e conquistou o título pilotando a Yamaha WR 450F #4. “Sempre tive muitos contratempos no Rally Jalapão. É um terreno totalmente diferente do que estou acostumado. Cheguei à primeira posição na categoria Moto 1 e em segundo na geral. Esse rally, com certeza, me deu um gás para o restante do campeonato”, comentou Tomate, que finalizou a prova em 08h33m25s80.

A disputa pelo segundo lugar foi bastante equilibrada. Gabriel Bruning, também da Yamaha IMS Rally Team, ficou à frente do francês Romain Dumontier, da Honda Racing, com uma diferença de apenas 1m25s22.

Nos UTVs, a Varela Rally garantiu dobradinha no pódio. Rodrigo Varela e Matheus Mazzei venceram com o tempo de 08h20m34s62, seguidos por Bruno Varela e Ari Fiuza. “Foram quatro dias intensos, passando por todos os terrenos do Jalapão. A organização está de parabéns. Lideramos três especiais, o que mostra o empenho da equipe”, avaliou Rodrigo Varela, piloto do Can-Am Maverick R #102.

Na terceira colocação, ficaram Denisio Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, a 5m59s86 dos vencedores, em uma das disputas mais acirradas desta edição.

Nos carros, Marcos Baumgart confirmou o favoritismo. Ao lado do navegador Beco Andreotti, o piloto da X Rally Team venceu o Rally Jalapão pela oitava vez. Beco, que conquistou seu terceiro título, repetiu a parceria do ano passado. A dupla liderou desde o prólogo, vencendo todas as etapas a bordo da Toyota Hilux GR DKR #302, fechando com o tempo de 08h27m54s47.

“Mais um Jalapão que fica na memória. Foi muito bacana, com etapas difíceis, navegação complicada e trechos bem divertidos de acelerar. Esta última especial foi ainda mais dura, porque largamos em primeiro, antes de todas as categorias e sem rastro, dependendo apenas da navegação. Ano que vem estamos de volta”, destacou o navegador, agora tricampeão no Jalapão.

O segundo lugar ficou com Pedro Queirolo e Lauro Sobreira, da equipe RMattheis Offroad (Giaffone Buggy V8 #304), que chegaram 39m44s68 atrás dos vencedores. A dupla Mario Marcondes e Artemio Pauluci, da Braço Curto Motorsports (Ford Ranger #394), completou o pódio, a 1h49m07s26 dos primeiros colocados.

A edição 2025 reuniu 116 competidores, entre pilotos e navegadores, em 66 veículos distribuídos nas categorias Carros, Motos e UTVs. Os participantes representaram 43 cidades brasileiras, de 15 estados, além de pilotos da França e Argentina. O percurso começou e terminou em Palmas, com passagem por Mateiros e São Félix do Tocantins. Foram 810,55 quilômetros de trechos cronometrados, enfrentando terrenos variados, clima seco e calor intenso.

Rally Jalapão 2025
Marcos Baumgart e Beco Andreotti reiteram o título do Rally Jalapão (Marcos Leite / Dfotos)

Etapas exigentes e terrenos desafiadores

Foram quatro dias de prova, cada um com características distintas. No prólogo, os competidores enfrentaram serra e piçarra. Na primeira etapa, trilhas sinuosas, areia pesada e longos deslocamentos já testaram o condicionamento físico e mental. O segundo dia teve ritmo mais rápido, mas exigiu atenção com trechos de muita areia e setores danificados. A terceira etapa, em formato de laço, incluiu subidas e descidas de serra, pontes estreitas e navegação minuciosa. O encerramento foi igualmente desafiador, com areia fofa, pedras soltas e trechos isolados que exigiram concentração até o final.

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