O Espaço Multicultural Jardim Potrich, em Goiânia, abre ao público no próximo sábado (14) a exposição do Projeto Cerradim, iniciativa artística e sensorial inspirada no legado do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx e dedicada à valorização do bioma Cerrado. A mostra segue até o dia 28 de março e integra uma programação cultural realizada com recursos do Programa de Incentivo à Cultura Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
A exposição apresenta obras que reinterpretam o trabalho de Burle Marx sob uma perspectiva cerradense, aproximando o público da estética e da biodiversidade do bioma. A cenografia do espaço foi desenvolvida pela Verdô Botânico e a curadoria é assinada por Tatiana Potrich. A proposta do projeto é criar um ambiente biofílico, conceito que busca aproximar as pessoas da natureza. A ambientação utiliza elementos naturais para estimular a percepção sensorial e contribuir para a redução do estresse, além de favorecer a qualidade do ar e o bem-estar dos visitantes.
Paisagismo Modernista
Roberto Burle Marx foi um artista plástico e paisagista brasileiro reconhecido internacionalmente por introduzir o paisagismo modernista no país. Multifacetado, também atuou como pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Entre suas obras mais emblemáticas estão o Parque do Flamengo e o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, além de projetos paisagísticos em Brasília, como o do Palácio Itamaraty.
Além da exposição, o Projeto Cerradim também promoveu oficinas gratuitas de arte e botânica voltadas para crianças entre cinco e 12 anos. As atividades uniram referências do paisagismo brasileiro à valorização da flora do Cerrado. A programação foi pensada para ser inclusiva e sensorial. As oficinas atenderam crianças típicas e atípicas (neurodivergentes) e contaram com uma equipe multidisciplinar especializada, responsável por adaptar as experiências para um ambiente educativo e acolhedor.
Com a abertura da exposição, o projeto amplia o acesso do público à proposta artística e educativa que conecta paisagismo, arte e consciência ambiental, destacando a riqueza e a importância do Cerrado.

Serviço: Projeto Cerradim – exposição
Abertura: sábado (14), das 10h às 14h
Visitação: até 28 de março, mediante agendamento
Local: Espaço Multicultural Jardim Potrich
Endereço: Rua 12, nº 12, Qd. B21, Lt. 7, Jardim Goiás, Goiânia
Agendamentos: WhatsApp (62) 98177-0176
Entrada: gratuita














