Nesta segunda-feira (22), o governador Ronaldo Caiado deu início a série de comemorações aos 297 anos da cidade de Goiás. Local que até 1935 era capital do estado. Dentre aos atos comemorativos, Caiado realiza a transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás a parti das 17h30 com a instalação dos poderes executivos, legislativos e judiciários no município.
No mesmo evento de instalação dos órgãos, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre secretarias estaduais e prefeitura de Goiás, com objetivo de desenvolver ações para preservação do Rio Vermelho. Ainda, será lançado o Festival Arte Educativo de Goiás, que promove apresentações de estudantes da rede estadual em projetos de artes, música e dança.
História
A transferência simbólica da capital do Estado teve início com o então governador, Mauro Borges, e se estendeu até o ano de 1978, quando houve a revogação da lei pelo governador Ary Valadão.
As celebrações só voltaram a ser realizadas em 1984, após a edição de uma nova legislação, a Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, sancionada na época pelo governador Iris Rezende. A partir desse período o evento ocorreu de forma ininterrupta até o ano de 2020, quando interrompido devido à situação de emergência em saúde ocasionados pela Covid-19. E neste ano dá sequência à tradição do aniversário do município.