STF torna Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado

Sessão do STF
STF Bolsonaro Golpe de Estado
O ministro Alexandre de Moraes , destacou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou indícios suficientes para justificar a abertura da ação penal (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (26), tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por envolvimento em atos que culminaram em uma suposta tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023. A decisão foi tomada durante a terceira sessão extraordinária da Primeira Turma do STF, em Brasília, e incluiu outros sete acusados no processo.

O julgamento começou às 9h30 e teve voto unânime dos cinco ministros do colegiado. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou indícios suficientes para justificar a abertura da ação penal. Segundo Moraes, Bolsonaro também responderá por organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado. Se condenado, as penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

A decisão também torna réus Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. Os ministros consideraram que os acusados fazem parte do “núcleo crucial” da tentativa de golpe e responderão pelos mesmos crimes imputados a Bolsonaro.

Durante a sessão, Moraes reforçou que a fase atual do processo não avalia a absolvição ou condenação dos acusados, mas apenas se há elementos suficientes para a abertura da ação penal. O ministro Flávio Dino rebateu argumentos que minimizam os eventos de 8 de janeiro de 2023, lembrando que golpes de Estado não necessitam resultar em mortes para serem caracterizados como crimes.

Os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin também acompanharam o relator. Fux destacou a gravidade dos atos de 8 de janeiro e a necessidade de apuração detalhada. Já Cármen Lúcia reforçou que os eventos daquele dia foram coordenados e não atos isolados.

Com a decisão, Bolsonaro se torna o primeiro ex-presidente eleito a responder a uma ação penal por crimes contra a ordem democrática desde a Constituição de 1988. O processo segue para instrução, onde serão colhidas provas e depoimentos antes do julgamento final.

Você também pode se interessar por

Solenne Consciente Ram House
Decoração Destaques Zelo

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

Rildo Lasmar Experience
Saúde Vida e Estilo

Rildo Lasmar Experience reúne dentistas em imersão exclusiva em Goiânia

Evento oferece estratégias para gestão de clínicas premium e atração de pacientes de alto valor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.