Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Primeira sessão ordinária da Alego será realizada nesta quinta, dia 3, no Palácio Maguito Vilela

Sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e abrirá, formalmente, os trabalhos legislativos de 2022
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Fachada da nova sede da Alego (Foto: Reprodução)

Na próxima quinta-feira, 3, às 15h, será realizada a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) de 2022 no Palácio Maguito Vilela, a nova sede do Poder Legislativo goiano, localizada no Park Lozandes, em Goiânia. A sessão acontecerá de forma híbrida (remota e presencial), mas há a expectativa de grande adesão dos deputados à modalidade presencial. Com a nova sede, a população poderá retornar o acompanhamento das atividades também presencialmente, a partir das galerias do plenário. O novo local conta com mais de 200 lugares e maior distanciamento entre as cadeiras, possibilitando mais conforto e segurança aos presentes.

A sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e abrirá, formalmente, os trabalhos legislativos de 2022. O encontro do dia 3 obedecerá os ritos das sessões ordinárias, com a leitura de um trecho bíblico, leitura da ata da sessão anterior, apresentação de matérias, Pequeno Expediente e Grande Expediente, além da Ordem do Dia. A pauta de votação completa estará disponível na quinta-feira, pela manhã, e pode ser acessada pelo portal da Alego.

A sessão continua sendo transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo YouTube, e pelo site oficial.

Estrutura 

O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa. O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas. A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.

Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.