Na próxima quinta-feira, 3, às 15h, será realizada a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) de 2022 no Palácio Maguito Vilela, a nova sede do Poder Legislativo goiano, localizada no Park Lozandes, em Goiânia. A sessão acontecerá de forma híbrida (remota e presencial), mas há a expectativa de grande adesão dos deputados à modalidade presencial. Com a nova sede, a população poderá retornar o acompanhamento das atividades também presencialmente, a partir das galerias do plenário. O novo local conta com mais de 200 lugares e maior distanciamento entre as cadeiras, possibilitando mais conforto e segurança aos presentes.
A sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e abrirá, formalmente, os trabalhos legislativos de 2022. O encontro do dia 3 obedecerá os ritos das sessões ordinárias, com a leitura de um trecho bíblico, leitura da ata da sessão anterior, apresentação de matérias, Pequeno Expediente e Grande Expediente, além da Ordem do Dia. A pauta de votação completa estará disponível na quinta-feira, pela manhã, e pode ser acessada pelo portal da Alego.
A sessão continua sendo transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo YouTube, e pelo site oficial.
Estrutura
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa. O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas. A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.