Em homenagem ao político Iris Rezende, a cerimônia de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu nessa terça-feira (29), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Com 199 projetos, contou com 182 prefeitos e prefeitas para a disputa do prêmio. O intuito do evento é reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local.
Político goiano com maior relevância nas últimas oito décadas, Iris Rezende teve o maior número de mandatos, que tiveram impacto na gestão pública e na vida das pessoas. Nascido no dia 22 de dezembro em 1933, em Cristianópolis, entrou na política com apanas 22 anos e em seu primeiro mandato foi eleito vereador de Goiânia. Consagrado prefeito por quatro vezes, em 2020 se aposentou de vez da política deixando um legado que marcou a capital de Goiás.
Durante o evento, Ronaldo Caiado enalteceu a forma de governar do homenageado da edição do PSPE. “Seu mandamento sempre foi formar políticos com compromisso público”, discursou Caiado. A filha de Rezende, Ana Paula, agradeceu a homenagem: “Ver a trajetória do meu pai servir de inspiração é a prova de que cada minuto dedicado ao povo vale a pena. Parabéns ao Sebrae por esse Prêmio, que alimenta a consciência social, o espírito público, o compromisso com uma sociedade cada vez melhor. Espero que todos os prefeitos continuem acreditando na boa política”.
A premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.
Carlos Melles, presidente da Sebrae, antes de revelar os vencedores da noite enalteceu o compromisso dos prefeitos na melhoria socioeconômico e resgatou a importância da iniciativa: “Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e aos 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”.
Os grandes vencedores da noite, na categoria Compras Governamentais premiou o prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT), com o projeto ‘Empreende Guarantã’. Nos quesitos Inovação e Sustentabilidade, o vencedor foi o prefeito Herberlh Mota, de Baturité (CE), com o projeto ‘Circula Baturité’. Na categoria Desburocratização, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com a iniciativa ‘Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada’.
Em Marketing Territorial e Setores Econômicos, o projeto ‘Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência’ consagrou o prefeito Rômulo Rippa, do município paulista (SP). Em Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeita Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA), com o projeto ‘Educar para Empreender’. Na Sala do Empreendedor, o prefeito José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), venceu com o projeto ‘As Casas do Empreendedor transformando Queimadas’.
Como vencedor da categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, levou a melhor o prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR), com o projeto ‘SRI NP – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro’. Como participantes da iniciativa, constam os prefeitos dos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Bráz.
Por fim, na categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste foi escolhido o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS) com o projeto ‘Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação’. Na Região Nordeste, o vencedor foi o prefeito Renato Rezende Rocha Filho, de Pilar (AL) com ‘Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora’. Na Região Norte, o projeto Barcarena Business, de Barcarena (PA), rendeu o reconhecimento ao prefeito José Renato Ogawa Rodrigues. O projeto ‘Niterói Empreendedora: Cidade de Oportunidades’, sagrou vencedor da Região Sudeste o prefeito Axel Schmidt Grael. Na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, levou a melhor com o projeto ‘Rio do Sul – Capital de Oportunidades’.