Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Governo de Goiás lança Expresso, plataforma virtual com 70 serviços da gestão pública

Ferramenta está disponível em aplicativos, site, terminais de autoatendimento e terá convênio com prefeituras para funcionar em balcões espalhados pelos municípios
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O governador Ronaldo Caiado durante lançamento do Expresso (Foto: Wesley Costa)

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta segunda-feira (17), o Expresso, nova plataforma que oferece 70 serviços da gestão pública, todos disponíveis por meio virtual. “Tiramos Goiás da fase analógica para a digital”, disse, ao observar que a meta é garantir atendimento de qualidade, padronizado e acessível.

O acesso à plataforma está disponível por meio de aplicativos, pelo site da plataforma, terminais de autoatendimento em unidades do Vapt-Goiás. Para receber o serviço, os municípios terão que assinar convênio com o Governo do Estado. Hoje, já foi lançado um chamamento público para que as prefeituras interessadas se inscrevam e façam a adesão ao Expresso Balcão.

Neste início, por meio do Expresso, estão disponíveis serviços como emissão de segunda via da conta de água da Saneago, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da receita estadual. A abertura de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual de veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) também estão na ferramenta.

Durante a solenidade, o vice-governador Lincoln Tejota destacou que “a digitalização proporciona facilidade na prestação de serviços para o cidadão, mas também ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. Nós estamos construindo um governo mais próximo da população”.

A iniciativa tem coordenação da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), e foi desenvolvida por meio de ação conjunta e integrada entre as Secretarias da Administração (Sead), Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Casa Civil. O projeto faz parte da digitalização dos serviços de todas secretarias, órgãos e autarquias do Estado. E endossa resultados que colocam Goiás como uma das gestões que mais evoluem na transformação digital.

Digitalização

“O Estado de Goiás estava entre os últimos estados na digitalização de serviços. Hoje, estamos entre os 10 maiores Estados nesse quesito. Até o ano que vem estaremos entre os três primeiros”, afirmou o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima. Para o secretário, a ação é resultado de um esforço conjunto e que tem como maior benefício a inclusão do cidadão. “É uma ação inclusiva, que permite que as pessoas das mais diferentes regiões do Estado tenham acesso a serviços que antes só eram oferecidos presencialmente”, reforçou.

As pessoas que não têm acesso à internet em casa ou dificuldade com as diversas plataformas digitais também terão oportunidade de agilizar o atendimento com o uso dos totens, que serão instalados nos municípios. “O Balcão Expresso vem como complemento de um dos modais para dar acesso ao cidadão, talvez mais idoso ou com pouco acesso à internet ou instrução digital”, destacou o secretário de Administração, Bruno D’Abadia.

Ao representar o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o subsecretário de Tecnologia da Informação (TI), Rodrigo Michel de Moraes, reiterou que o trabalho de TI não é apenas desenvolver, manter e operar uma ferramenta, mas “garantir a satisfação do cidadão e a disponibilidade de todos os serviços dentro do Estado”. “Fomos em frente para maximizar o poder de serviços dentro do Estado, trazendo uma transformação digital cada vez mais contínua”, disse Rodrigo Michel.