Dia da Igualdade Feminina destaca a importância da mulher na construção civil goiana

Engenheiras, arquitetas, pedreiras, serventes e técnicas de segurança lideram equipes em empresas do setor onde elas são a força motriz do negócio
Dia da Igualdade Feminina
Na foto, Lohanne Assis, gerente de comunicação e markentig da EBM

Nesta segunda-feira (26) é comemorado o Dia da Igualdade Feminina. A data marca a relevância da mulher nas diversas áreas da sociedade e enfatiza o protagonismo feminino. Um dos principais pilares do marco é ressaltar a importância da igualdade de gênero na sociedade atual, ilustrando ambientes de destaques femininos. 

 A construção civil e o setor imobiliário são uma das áreas de grande crescimento da presença feminina. Se há duas décadas elas eram quase inexistentes em algumas funções, hoje elas têm atuado nas mais diversas atividades do segmento. São engenheiras e arquitetas, pedreiras, serventes, carpinteiras, ajudantes de obras e técnicas de segurança do trabalho, entre outras funções. Já nos setores administrativos, elas lideram equipes, estão à frente de cargos de chefia e da presidência de empresas, mostrando que não há espaço ou desafio que a mulher não possa ocupar.  

Neste caso, A EBM Desenvolvimento Imobiliário, por sua vez, sempre investiu nas mulheres que compõe a empresa. Com 43 anos de mercado, hoje, 54% da equipe do escritório é composta por mulheres, e são, no total, 67 mulheres em cargos de liderança. A gerente de Comunicação e Marketing da EBM, Lohanne Assis, é uma prova disso – a profissional começou sua carreira na imobiliária em 2018, como assistente, e hoje ocupa um cargo estratégico à frente dos times de comunicação e de desenvolvimento de vendas. “A EBM sempre acreditou no meu potencial e, a cada nova oportunidade, proporcionou todo o suporte para que eu pudesse crescer e assumir novas posições na empresa”, garante. 

 Lohanne conta ainda que, ao assumir recentemente o departamento de Sales Development Representative (SDR), ganhou da EBM uma mentoria com a renomada Amelina Prates, outra mulher de referência no desenvolvimento de líderes e gestão empresarial. A mentoria é um desdobramento do programa “Prazer em liderar”, uma iniciativa da EBM que fornece treinamentos para seus líderes administrativos. A gerente reitera que esse incentivo é essencial em um mercado ainda tão masculino como o imobiliário. “As mulheres têm mostrado sua força e capacidade para atuar no setor, e acredito que iniciativas como a da EBM estão contribuindo para que o mercado seja mais equilibrado, com oportunidades iguais para todos”, diz. 

Outra empresa de destaque é a Dinâmica Engenharia que valoriza e incentiva a presença feminina em seu quadro de colaboradores. Com 76% de profissionais do sexo feminino nos quadros administrativos, quatro dos seis membros do Conselho Executivo também mulheres, além de diversas trabalhadoras nos seus canteiros de obra, em funções como servente, de técnica de segurança e engenheiras, a empresa torna-se um dos símbolos da inclusão feminina. 

“Nas incorporadoras, nas construtoras, nas imobiliárias goianas – tanto corretoras quanto diretoras ou proprietárias – e nas entidades de classes do mercado imobiliário, as mulheres ocupam cargos e funções que antes eram exclusivamente masculinas.”, comenta a analisa a diretora de incorporação da Dinâmica Engenharia, Patrícia Garrote. 

Deixe um comentário