Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Capital do Estado será transferida para a cidade de Goiás, após dois anos sem tradicional troca

Em comemoração ao 295º aniversário da antiga capital, Goiás vai sediar, de forma simbólica, os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Feriado da transferência da capital para a cidade de Goiás altera funcionamento de serviços públicos estaduais (Foto: Secom)

Nesta segunda-feira (25), a capital do Estado de Goiás será transferida para a Cidade de Goiás, dia em que o município completa 295 anos. Após dois anos sem a tradicional troca, a cidade passa a ser a sede simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário goianos. A transferência das atividades administrativas foi instituída por meio do Decreto nº 10.118, publicado no último dia 15 de julho, no Diário Oficial do Estado.

Em agenda no município, o governador Ronaldo Caiado fará a entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pela Administração Estadual. Criada em 1975, a homenagem é destinada a pessoas e corporações militares nacionais e estrangeiras que se destacam por serviços relevantes, ações ou mérito em prol do Estado de Goiás.

O funcionamento de repartições públicas e serviços do Estado sofrem alteração nesta segunda, em decorrência da celebração do aniversário. Não haverá expediente nas unidades do Vapt Vupt localizadas na capital e interior. Na terça-feira (26) todas as unidades retomam o atendimento em horário normal. Os serviços devem ser previamente agendados nos portais Vapt Vupt ou na plataforma Expresso.

Serviços de saúde

Durante o feriado, os serviços de saúde de urgência e emergência estarão funcionando normalmente em Goiânia e no interior. Nas unidades Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) e Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj), de Pirenópolis, apenas o setor administrativo não estará funcionando. No Hospital de Doenças Tropicais (HDT), na capital, apenas a farmácia ambulatorial e o ambulatório serão fechados.

Também a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) de Goiânia e do interior terá seu funcionamento em horário normal, das 8h às 18h. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), a sala de vacinas (com disposição das doses de sarampo, influenza e Covid-19) ficará aberta sem interrupção da imunização, das 8h às 17h.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa, aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos. Já a Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) terá suas atividades interrompidas na segunda-feira, retornando o atendimento na terça-feira.