
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta nesta sexta-feira (22), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, concerto dedicado a dois compositores alemães do período romântico. Com entrada gratuita, a apresentação, sob regência do maestro Eliel Ferreira, contará com a participação especial do violinista Guido Sant’Anna.
O programa propõe uma imersão no repertório europeu do século XIX, período em que foram compostas obras que atravessaram os séculos. Foram escolhidas composições de Johannes Brahms e Ludwig van Beethoven, que expressam o espírito de transformação da época.
No primeiro ato, a orquestra interpreta o “Concerto para Violino em Ré maior, Op. 77”, de Brahms, única obra do autor dedicada ao instrumento. Composta em 1878 em homenagem ao violinista Joseph Joachim, a peça se destaca pela profundidade lírica e solos que exploram intensamente a expressividade do violino.
Para esta execução, o solista convidado é Guido Sant’Anna, nascido em São Paulo e vencedor do Concurso Internacional Fritz Kreisler, em Viena, em 2022 — sendo o primeiro sul-americano a conquistar o prêmio. Desde então, tem se apresentado em salas como a Elbphilharmonie, em Hamburgo, e o Konzerthaus, em Berlim, além de participar de festivais como o Rheingau Musik Festival.
No último ato, será apresentada a “Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op. 67”, de Beethoven. Escrita no início do século XIX, a obra é descrita pelo próprio compositor como a representação do “destino batendo à porta” e permanece até hoje entre as sinfonias mais executadas no mundo.

Serviço: Concerto Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: Sexta-feira (22/8), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Entrada gratuita