Obra de Siron Franco será transferida para o Conde dos Arcos em celebrações dos 300 anos da cidade de Goiás

Peça “Solo Goiano” conta com mais de 16 mil pedras preciosas e semipreciosas extraídas da própria região e poderá ser visitada a partir de 30 de julho
Siron Franco obra de arte Cidade de Goiás
(Foto: Divulgação)

A obra “Solo Goiano”, produzida por Siron Franco como parte das comemorações pelos 300 anos da antiga capital do Estado, será transferida para o Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, nesta terça-feira (1º). O deslocamento será realizado por uma equipe de cerca de 10 profissionais, incluindo especialistas em arte, técnicos, seguranças e transportadores, com apoio do Corpo de Bombeiros.

O transporte exige cuidados específicos para preservar a integridade da peça, uma maquete de 1,70m por 2,40m que representa a fundação da cidade, feita com mais de 16 mil pedras preciosas e semipreciosas extraídas da própria região. “A obra precisa ser devidamente embalada, acomodada no caminhão e realocada no Palácio Conde dos Arcos. O manuseio é delicado devido ao tamanho”, explica a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Bruna Arruda.

A estrutura de acrílico que protege a maquete também foi embalada com materiais adequados. Por ser maior que as portas do palácio, a sala escolhida para abrigar a peça foi uma das mais próximas à entrada. “Fizemos um estudo sobre a melhor forma de entrada: é preciso cuidado ao inclinar a obra, nem todos os espaços permitem curvas ou passagem, e não podemos correr o risco de danificá-la. Foi uma logística minuciosa”, detalha a superintendente.

A obra ficará aberta à visitação pública a partir do dia 30 de julho, após a solenidade oficial de transferência da capital.

Solo Goiano

Siron Franco obra de arte Cidade de Goiás
(Foto: Divulgação)

A obra de Siron Franco marca o início das homenagens pelos 300 anos da cidade de Goiás. O artista, nascido no município, foi convidado pela sua relação com o território goiano. Produzida ao longo de aproximadamente um ano, “Solo Goiano” foi criada com o objetivo de revelar a beleza da natureza local.

A composição reúne elementos do Cerrado e foi inspirada em um mapa da época da fundação da antiga Vila Boa. Também utiliza pedras encontradas em prédios históricos da cidade, que estavam abandonadas e foram recuperadas durante obras de restauração da atual gestão. Agora, integram a peça assinada por Siron, reforçando a memória simbólica da antiga capital.

Deixe um comentário