Zelo 53 – Acesse

OAB-GO realiza Meeting de Gestão de Escritórios de Advocacia com foco em inovação, IA e empreendedorismo

Evento promovido em parceria com Sebrae Goiás, ESA-GO e Casag reúne especialistas para debater gestão, tecnologia, finanças e desenvolvimento de negócios jurídicos
(Foto: Cristiano Borges)
(Foto: Cristiano Borges)
(Foto: Cristiano Borges)

Em um cenário de transformações no mercado, impulsionadas pela digitalização das relações e pelo avanço da inteligência artificial nas rotinas profissionais, a sustentabilidade e a eficiência de um escritório de advocacia dependem não apenas do conhecimento técnico das leis, mas também da capacidade de gestão e adaptação às novas demandas. Com foco na capacitação empreendedora e na profissionalização da advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) promove, no próximo dia 14 de outubro, a 2ª edição do Meeting de Gestão de Escritórios de Advocacia.

O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório da Seccional, no Setor Marista, em Goiânia. A iniciativa conta com a parceria da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e do Sebrae Goiás.

Relevância econômica e social

A advocacia desempenha papel essencial na garantia de direitos dos cidadãos e na segurança jurídica de empresas e instituições. No entanto, o encerramento precoce de atividades ou as dificuldades financeiras enfrentadas por escritórios e profissionais autônomos refletem desafios comuns às micro e pequenas empresas, como precificação inadequada, ausência de processos de governança e baixa adoção de ferramentas tecnológicas.

Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, o encontro busca incentivar uma mudança de cultura na gestão dos escritórios. “A advocacia precisa estar preparada para os desafios técnicos da profissão, mas também para administrar seu escritório, desenvolver equipes, utilizar ferramentas de inovação, fortalecer relacionamentos e compreender as transformações do mercado. O Meeting cria um ambiente de aprendizado, troca de experiências e conexão entre profissionais”, afirma.

A parceria com o Sebrae Goiás reforça a visão de que os escritórios de advocacia também são empreendimentos que geram empregos, movimentam a economia e exigem planejamento contínuo.

“Assim como ocorre em qualquer atividade empresarial, os escritórios de advocacia precisam investir em gestão, planejamento e relacionamento com os clientes. O conhecimento técnico é fundamental para a atuação profissional, mas uma visão empreendedora amplia as oportunidades de crescimento. O Sebrae Goiás participa desta iniciativa porque acredita na importância de fortalecer a capacidade de gestão dos profissionais e apoiar o desenvolvimento de negócios preparados para as mudanças do mercado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos.

Programação

Com carga horária de oito horas, a programação foi estruturada para atender desde profissionais em início de carreira até escritórios em fase de expansão ou sucessão societária.

Entre os temas em destaque estão:

• Novas Tecnologias: painel sobre a aplicação prática da inteligência artificial na rotina dos escritórios de advocacia;
• Finanças e Tributação: estratégias tributárias, precificação de honorários e redução dos custos gerados pela ineficiência operacional;
• Mercado Jurídico: atuação generalista ou especializada, marketing jurídico dentro das normas éticas e estratégias de desenvolvimento institucional;
• Pessoas e Carreira: governança societária, gestão de equipes, relacionamento entre sócios e associados e construção de uma cultura organizacional voltada ao desempenho e à sustentabilidade do negócio.

Serviço

Evento: 2ª edição do Meeting de Gestão de Escritórios de Advocacia
 Data: 14 de outubro de 2026 (quarta-feira)
 Horário: 8h às 18h (credenciamento a partir das 8h)
 Local: Auditório da OAB-GO (Rua 1121, nº 200, Setor Marista – Goiânia/GO)
Inscrições: esa.oabgo.org.br/cursos/3611-meeting-de-gestao-de-escritorios-de-advocacia-2-edicao/

Leia também:

André Rivkind, Anette Rivkind e Marcel Rivkind

Breton celebra inauguração em Goiânia

Noite no Setor Marista apresenta o novo showroom da marca e a primeira edição do Breton Signature Goiânia, mostra de projetos digitais de arquitetura e design

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.