Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato prorroga inscrições

Iniciativa reconhece os participantes com processos produtivos mais estruturados
(Foto: Ana Laura Palharini/Unsplash)

As inscrições para o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que identifica e premia as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil, foram prorrogadas até 17 de julho. Segundo a gestora nacional de Artesanato do Sebrae, Durcelice Cândida Mascêne, o novo prazo vai permitir que muitas unidades produtivas finalizem sua inscrição, já que parte delas iniciaram o processo de registro, mas não o concluíram. Os interessados podem se inscrever aqui.

A premiação incentiva a parametrização das melhores práticas no artesanato, visando identificar e transformar em referência as 100 unidades mais competitivas, que passam por um processo de melhoria contínua. A gestora nacional de Artesanato do Sebrae reforça que muito mais do que o produto final, a competição avalia o processo produtivo dos concorrentes. “O prêmio aborda pontos como sustentabilidade, inovação e utilização de matéria-prima. São questões mercadológicas que precisam ser trabalhadas antes que as unidades entrem no mercado. A unidade produtiva tem que estar preparada para se tornar um negócio competitivo, com a máxima qualidade”, argumenta.

Os participantes serão avaliados por júris especializados que utilizarão oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação

Para os artesãos, as unidades premiadas são modelos a serem tomados como exemplos. Já os comerciantes têm nesses profissionais uma referência de garantia da qualidade dos produtos. E, para os consumidores, uma oferta qualificada e representativa do melhor do artesanato brasileiro. A quinta edição vai destacar os melhores participantes no quesito de práticas de gestão e qualidade dos seus produtos

Pode ingressar no concurso toda e qualquer unidade de produção artesanal legalmente constituída em território nacional, ou seja, pessoa jurídica que produza e comercialize produtos artesanais, seja uma pequena ou microempresa, cooperativa, associação ou um microempreendedor individual (MEI). Os grupos de produção artesanal (não formalizados) poderão participar fazendo sua inscrição com o CNPJ de um de seus integrantes.

A cerimônia de premiação está prevista para novembro, quando cada unidade premiada poderá expor os três produtos que indicou na inscrição. Os vencedores ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O prêmio inclui a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.

Deixe um comentário