
O Cerrado, um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do planeta, ganha um novo e detalhado registro com o lançamento do livro Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores. Escrito pelo biólogo e fotógrafo de natureza Marcelo Kuhlmann, a obra é resultado de mais de dez anos de pesquisas e expedições realizadas em diferentes regiões do bioma.
Com 750 páginas e centenas de imagens inéditas, o livro apresenta espécies de flores nativas do Cerrado e todas as espécies de beija-flores que ocorrem na região, destacando a interação ecológica entre esses elementos ao longo de milhões de anos. Organizado de forma didática por cores e épocas de floração, o material foi revisado por especialistas da área ambiental e busca ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do bioma e sensibilizar o público para sua preservação.
“É um livro robusto, fruto de mais de uma década de trabalho de campo. Decidi publicá-lo de forma independente, com acabamento especial, e graças ao financiamento coletivo conseguimos viabilizar a impressão”, explica o autor. Publicado pela editora própria de Kuhlmann, a BIOM Field Guides, o título alia ciência e arte com o objetivo de educar e conscientizar sobre a importância da conservação do Cerrado.
Segundo Kuhlmann, conhecer as espécies nativas é o primeiro passo para protegê-las. Com mais de 20 anos de experiência em estudos da flora e da fauna do Cerrado, ele é autor de outras obras sobre o tema, como a coleção Frutos Atrativos do Cerrado. Nascido em Brasília, no coração do bioma, Kuhlmann é mestre e doutor em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e defende que o conhecimento é essencial para a valorização e a preservação do ecossistema conhecido como Berço das Águas do Brasil.
