A Hyundai Motor Group pretende iniciar os primeiros voos de teste de seu táxi aéreo elétrico até o fim de 2024. A informação foi dada por Shin Jaiwon, CEO da Supernal, unidade da sul-coreana responsável pelo desenvolvimento da aeronave.
O executivo detalhou o cronograma durante uma apresentação na Consumer Electronics Show (CES) 2024, em Las Vegas. A empresa pretende lançar formalmente o serviço em 2028, após atender aos requisitos de teste para garantir que o veículo esteja pronto para o público.
O táxi voador da Hyundai será um híbrido entre um helicóptero e um avião de asa fixa, enquanto alguns modelos concorrentes dependem principalmente de rotores. “O S-A2 alimentado por bateria será silencioso, eficiente e de zero emissões”, afirmou a empresa.
A Hyundai tem estudado diversas opções de bateria para o veículo, incluindo baterias de lítio-metal e baterias de estado sólido, e já investiu quase US$ 1 bilhão no projeto. A empresa está mirando nos Estados Unidos para o lançamento inicial e expandirá eventualmente para Ásia e Europa.