Os muros da sede da Equatorial Goiás, em Goiânia, estão ganhando um colorido especial com um trabalho minucioso de artistas da CUFA Goiás. Por meio da grafitagem, as imagens recontam a história da energia elétrica no estado. Os desenhos retratam a evolução do sistema elétrico, passando por cidades turísticas, e destacam a contribuição dos goianos nessa construção.
A primeira fase do trabalho já foi concluída, e além de mostrar os avanços da energia elétrica no Estado, é possível conferir dicas e orientações para os clientes. Uma delas aborda a importância do consumo consciente de energia. A ação é realizada por meio de uma parceria social com a CUFA GO e desenvolvida pela Favela Talentos, uma empresa social que visa gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda para artistas e profissionais das periferias. Esta iniciativa faz parte do compromisso da concessionária em promover e conectar os goianos às artes murais.
“A Equatorial Goiás investe na promoção da cultura e oportuniza um espaço com grande visibilidade, como os muros das nossas sedes, como forma de valorizar os artistas locais e suas diversas formas de expressão. Neste caso, por meio do grafite, abordamos assuntos importantes, como consumo consciente de energia, meio ambiente, segurança da rede elétrica, além de valorizar personalidades do nosso estado e o turismo, tudo isso com grande destaque em nossas sedes”, afirma o executivo de Comunicação da Equatorial Goiás, Laércio Carneiro.
Em Goiânia, os muros que circundam os 1.200 metros quadrados da sede receberam o trabalho de uma equipe com oito artistas, e a primeira parte da grafitagem já foi finalizada. Um dos artistas responsáveis por “dar vida aos muros de concreto”, como ele mesmo afirma, compartilha um pouco mais sobre essa ação. “O trabalho que estamos realizando na sede da Equatorial Goiás tem como objetivo humanizar os espaços com arte, estabelecendo essa conexão entre a arte e as pessoas que estão passando pelo local. Nosso trabalho é personalizar pinturas temáticas para aproximar a empresa das pessoas e da cidade. O painel será uma sequência de imagens de pontos turísticos e da cultura goiana e goianiense”, destaca Eduardo Aiog.
O fundador da Favela Talentos, Breno Cardoso, acredita que ações como esta são de grande importância para o reconhecimento desses artistas. “Este destaque nos muros da Equatorial Goiás gera oportunidades para que esses artistas possam desenvolver o seu trabalho artístico com remuneração, e assim, possam viver dessa arte economicamente.”
Ele ainda enfatiza que o espaço que a concessionária proporcionou para estas artes urbanas representa um forte movimento para combater o preconceito. “Quando conseguimos destacar essa arte em um cenário de grande evidência, estamos mostrando o outro lado, que é o lado dos artistas. Demonstrar que são pessoas produtivas, criativas e, assim, mudar essa percepção e transformar esses preconceitos, esse estigma, em algo positivo, em um trabalho que passa a ser admirado, ao invés de marginalizado.”, finaliza.