Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Goiânia realiza primeira cirurgia de redesignação sexual pelo SUS

O procedimento, comumente chamado de “cirurgia de mudança de sexo”, foi feito no Hospital das Clínicas Alberto Rassi (HGG). Programa ainda fará cirurgia de 15 mulheres transexuais
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O Hospital das Clínicas Alberto Rassi (HGG), através do Programa TX, já atendeu mais de 500 transexuais (Foto: Divulgação/Secretaria da Saúde de Goiás)

O Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Intersexualidade – Projeto TX, do Hospital das Clínicas Alberto Rassi (HGG), realizou ontem (29) o primeiro procedimento de redesignação sexual, a chamada “cirurgia de mudança de sexo”, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a primeira vez que uma unidade de saúde pública realiza o procedimento em Goiás.

A contemplada é a cabeleireira Maria Luiza Alves, de 23 anos, que luta desde criança pela oportunidade de possuir um corpo adequado à sua identidade.

Para participar de uma cirurgia dessa importância, os pacientes precisam passar, obrigatoriamente, por dois anos de acompanhamento médico e psicológico antes do procedimento.

A equipe cirúrgica é composta por três ginecologistas: Eliane Ribeiro, João Lino e Margareth Giglio. Para a cirurgia de Maria, também participaram o também ginecologia Aldair Novato e o cirurgião plástico, Marcelo Soares. Os dois foram parte fundamental do projeto TX no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), e participaram da criação do serviço no HGG.

O programa, que ainda fará a cirurgia em 15 mulheres, oferece acompanhamento médico, desde a fase ambulatorial, clínica, cirurgia, pós-operatório e hormonioterapia. Criado em 2018, já atendeu 515 transexuais, 230 somente este ano. São 5.277 atendimentos ambulatoriais e 27 cirurgias. Entre eles a psicologia é destaque, com 2.490 atendimentos.