Fieg anuncia implantação de projeto piloto de hidrogênio verde no Senai Goiás

Anúncio foi feito durante missão empresarial a Hannover Messe, que possui pavilhão dedicado a soluções em energia e produção de baixo carbono
Fieg anuncia implantação de projeto piloto de hidrogênio verde no Senai Goiás – (Foto Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, anunciou a implantação de projeto piloto para geração de hidrogênio verde no Senai Goiás. O anúncio foi feito durante a missão empresarial goiana que lidera na Alemanha, até 7 de junho, na Hannover Messe 2022, principal vitrine de tecnologia industrial do mundo e onde a questão da sustentabilidade energética domina todas as atenções.

“Estamos entusiasmados com as novidades da exposição, sobretudo com a questão da sustentabilidade energética. Hoje o hidrogênio verde é a solução de combustível e de geração de energia para o futuro. Vimos um pavilhão inteiro sobre isso e anunciamos que vamos implantar piloto nesse sentido no Senai Goiás para fazer, cada vez mais, um trabalho para que as indústrias tenham energia mais barata e limpa, principalmente com foco na eliminação do uso de carbono”, afirmou Sandro Mabel nesta quarta-feira (1), terceiro dia da feira.

No ano passado, o Instituto Senai de Tecnologia em Automação participou de projeto pioneiro do setor no Centro Oeste, com a inauguração da primeira planta de estudos de geração de hidrogênio verde de Furnas, em Itumbiara, no Sul do Estado. A iniciativa busca estudar o armazenamento e a inserção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), a partir da produção do combustível renovável e contou com um investimento no projeto de quase R$ 45 milhões.

“Nosso objetivo é implantar uma unidade prototipada desse projeto maior, feito em parceria com Furnas. Tivemos uma participação ativa nesse processo e queremos, com essa planta no Senai, ofertar a solução de forma customizada e didática para criar um novo conceito de geração de energia sustentável para as indústrias goianas”, acrescentou Sandro Mabel.

Questão energética é um dos temas mais debatidos na Alemanha entre representantes governamentais e empresários que participam da Feira de Hannover – (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (30), ocorreu seminário com foco na realização de estudos sobre projetos que envolvam a produção de hidrogênio verde, considerado uma das principais alternativas para a descarbonização da economia do planeta. O momento envolveu a Embaixada do Brasil na Alemanha, a Fieg, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o governo do Rio Grande do Sul e outros parceiros.

Na última quinta-feira (02), a missão goiana cumprirá agenda em Berlim, com visita guiada à KPM, indústria de manufatura de porcelana real, e ao Parque de Ciência e Tecnologia Adlershof e visitas técnicas a empresas alemãs do setor de energia renovável.

Ainda na capital alemã, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, comandará apresentação das potencialidades de Goiás para representantes da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI), em reunião na Embaixada do Brasil em Berlim. O encontro contará com participação do embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, do primeiro-secretário Rômulo Milhomem Freitas Figueira Neves e do diretor da BDI Oliver Klein.

Deixe um comentário