No dia 1 de agosto, o Brasil se tornou tetracampeão da Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad), na Grécia. Nesta competição os participantes resolvem problemas nas áreas de Economia, Finanças e Negócios.
Dos 8 representantes brasileiros, 5 deles conquistaram medalhas. Dentre os medalhistas está o estudante goiano Pedro Porto de Carvalho Nunes, de 18 anos, que conquistou medalha de ouro. Pedro criou interesse por olimpíadas científicas ao participar de competições de matemática, astronomia e física.
O estudante passou por três etapas até conquistar o ouro. Após superar uma fase online onde demonstrou seus conhecimentos gerais, fez uma prova escrita com questões objetivas e dissertativas, também em formato remoto. As questões envolvem microeconomia, macroeconomia, finanças, economia comportamental, história Econômica, atualidades e negócios. Já na última etapa, recebem um business case feito pela Bain & Company para resolver em grupos.
Os outros estudantes que conquistaram medalhas são:
- Leonardo Zanetti Souza: Medalha de Ouro
- Lucas Monteiro Rivell: Medalha de Ouro
- Luiz Filipe Peres: Medalha de Prata
- Renato Timoteo Wanderley: Medalha de Bronze
Apesar da vitória, o Brasil ganhou com uma margem de apenas 0,8 pontos em relação à Indonésia, que conquistou o segundo lugar. Desde 2019 as equipes brasileiras conquistaram praticamente todos os pódios, apenas ano passado que ficaram em segundo lugar, quando os Estados Unidos ganharam a competição.