As participantes e convidadas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 foram recebidas com um corredor de luzes e uma passarela digital com flores, nesta quarta-feira (27), às 8h30, na sede do Sebrae Goiás, em Goiânia. O ambiente foi especialmente preparado para o anúncio das vencedoras estaduais do prêmio que reconhece a relevância do empreendedorismo feminino. O auditório ficou lotado de mulheres com histórias inspiradoras e que concorreram ao prêmio nas categorias Pequena Empresa, Microempreendedora Individual (MEI) e Produtora Rural.
Neste ano, 231 mulheres se inscreveram e 200 foram consideradas aptas para concorrer ao prêmio que elegeu as três melhores histórias de empreendedorismo de cada categoria. De acordo com Patrícia Santiago, gestora de Empreendedorismo Feminino em Goiás e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o Brasil teve mais de 4 mil inscrições, e Goiás ficou em quarto lugar em número com 276 inscritas e, posteriormente, 231 inscrições validadas.
As três que ficaram com a primeira colocação participam em outubro da etapa regional e concorrem com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Por fim, as 15 vencedoras das etapas das cinco regiões brasileiras participarão do evento de premiação e serão avaliadas por uma comissão técnica nacional. A premiação nacional está prevista para novembro, quando serão anunciadas as nove vencedoras nacionais, sendo ouro, prata e bronze nas três categorias do prêmio. O primeiro lugar de cada categoria ganhou um notebook, o segundo lugar, um aparelho celular e o terceiro lugar um tablet. Todas as 231 inscritas ganharam também, duas horas de consultoria em qualquer área.
A banca avaliadora desta edição do Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora foi composta por representantes do Sebrae Goiás, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), do Grupo Mulheres do Brasil/Goiânia e de três juradas independentes.
Categoria Pequenos Negócios
1ª lugar: Elisangela Sheila Feitosa, JJ Borrachas, Abadia de Goiás
2º lugar: Daniele Trindade Cabral, Trindade Soluções Construtivas, Goiânia
3º lugar: Cristiane Resende Machado Barcelos, Cristiane Resende, Itapuranga
Categoria Microempreendedora Individual
1º lugar: Ariele Guimarães, Apizoon Mel, Pirenópolis
2º lugar: Fabiana Silva Cavalcante, Fabi Cavalcante, Goiânia
3º lugar: Marcela Jacob de Oliveira, Marcela Jacob, Itaberaí
Categoria Produtora Rural
1º lugar: Carmelúcia Helena da Costa Tagliari, Anápolis
2º lugar: Luciane Giacon Gonçalves, Rio Verde
3º lugar: Sandra Pereira de Souza, Cristalina