Dia Mundial do Autismo: Crer promove atividades para celebrar a data

Sessões adaptadas de cinema, debate on-line e roda de conversa sobre autismo são algumas atividades desenvolvidas pela unidade para marcar o início do Abril Azul  
Autismo
(Foto: Anna Kolosyuk/Unsplash)

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A partir da definição da data, surge o Abril Azul, que é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo.

Por isso, durante a próxima semana, entre os dias 3 e 6 de abril, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), preparou uma semana cheia de atividades para os pacientes autistas e seus familiares. 

Atividades

Nos dias 3 e 5 de abril, terá sessão especial do Cinema Azul, no auditório do Crer, com o filme Jumbo. No primeiro dia a exibição será a partir das 14 horas, e no segundo dia, a partir das 10 horas. A psicóloga Sofia Gomes Martins Mustafé, que atua no atendimento de pacientes com transtorno do neurodesenvolvimento, explica que o espaço será preparado com iluminação e temperatura adequadas para dar conforto e tranquilidade para as crianças assistirem o filme. A atividade é voltada para pacientes atendidos na Clínica Intelectual do Crer e também seus familiares.

Já no dia 4 de abril, o Crer promoverá um debate on-line com o tema “Serviço Social: Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência”. A programação é aberta ao público, com transmissão às 9h30 e às 16 horas. No dia 6 de abril, às 7h30, haverá uma Roda de Conversa com a psicóloga Nise van der Linden, para os pais dos pacientes da Clínica Intelectual do Crer com o tema “Autismo e as Relações Familiares”. 

Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista 

O médico do Crer, Hélio van der Linden, especialista em neurologia infantil, explica que o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. 

Segundo o profissional, existe uma dificuldade no diagnóstico correto do autismo, visto que muitas vezes os sintomas são semelhantes ao de outros transtornos, e requer uma investigação aprofundada. “Às vezes crianças pequenas, que têm um atraso de linguagem mais complexo e são agitadas, podem até ter alterações da interação social também; e isso, às vezes, confunde bastante com o transtorno do espectro do autismo”, afirma Hélio. 

Hélio esclarece que algumas pessoas podem ter alguns sintomas isolados, e que acaba-se atribuindo um diagnóstico de autismo. “Por exemplo, à pessoa que tem apenas estereotipias motoras, que são aqueles movimentos repetitivos, mas com uma interação ótima, não há diagnóstico de autismo”, afirma. Ele explica que algumas pessoas podem ter apenas transtorno sensorial.  “Se a pessoa tem sensibilidade ao estímulo auditivo, textura, por exemplo, só isso não faz diagnóstico de autismo.

É bom lembrar que o diagnóstico de autismo é um conjunto de sinais e sintomas. Dois domínios devem ter alteração, que é o da comunicação social, que envolve linguagem, seja ela verbal ou não-verbal e interação social. Não existe diagnóstico de autismo com uma interação normal. Esse é o principal sinal a ser observado. Deve haver comprometimento da interação social sempre em caso de autismo, mesmo num grau leve, observa-se um prejuízo na dinâmica social. E o segundo, são os padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses ou atividades”, pontua.

O neurologista reforça o papel do Crer no atendimento de pacientes autistas de todo o Estado. “Hoje o Crer é referência no atendimento de pacientes com TEA, aqui recebemos crianças e adolescentes regulados pelo Complexo Regulador Estadual da SES, que são encaminhados após avaliação em uma unidade básica de saúde, e que aqui passam a receber acompanhamento médico e multiprofissional.” 

Programação

Cinema Azul – Filme infantil Jumbo 

Dia: 3 de abril, às 14h 

Dia: 5 de abril às 10h 

Local: Auditório do Crer 

Debate on-line com o Serviço Social: Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência

Dia: 04 de abril, às 9h30 e às 16h

Roda de Conversa com os temas: “Autismo e relações familiares” e “O Autismo no SUS”

Dia: 6 de abril, às 7h30

Local: Auditório do Crer

Serviço: 

Abril Azul no Crer – Mês de Conscientização e Visibilidade do Autismo 

Quando: 3 a 6 de abril

Onde: Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer

Deixe um comentário