Delícias refrescantes

Os drinques são verdadeiros ícones de status e elegância. Nos anos 60, tal imagem ficou imortalizada na pele do agente secreto James Bond e seu indefectível Dry Martini. Nos anos 90, as garotas do seriado Sex and The City lançaram moda no mundo inteiro com o moderno Cosmopolitan.
Na novela global Cobras & Lagartos, os coquetéis também têm presença garantida. A atriz Marília Pêra, que interpreta a impagável Milu, não desgruda de seu Long Island Iced Tea, enquanto a personagem Ellen, vivida por Taís Araújo, brinda seus sucessos e insucessos com o seu adorado Kir Royal.

Os coquetéis são mesmo indispensáveis. Coloridos, exóticos ou eróticos, com álcool ou sem álcool, eles combinam com tudo. Incrementam as quatro estações do ano, sobretudo o verão, quando o sol escaldante e as noites calientes os fazem presença indispensável.
A idéia é usar e abusar dos sucos tropicais de abacaxi, laranja e maracujá, bem como de ingredientes como água com gás e refrigerante de limão. A dica é dos bartenders Rudson Zia, proprietário de uma empresa que anima eventos, e Willian Vieira, sócio de uma academia que promove cursos nesta área.
Eles comentam que o Sex On The Beach, que leva vodka, licor de pêssego, suco de laranja e grenadine, deve continuar entre os drinques preferidos durante o verão. Outro muito apreciado em reuniões sociais é o Piña Colada. Mas para os que não querem briga com a balança, os profissionais recomendam ter cautela, já que ele integra a lista dos mais calóricos.
Rudson Zia sugere temperar as festas de final de ano com coquetéis mais elaborados. “O ideal é servir um Welcome Drink, que é um short drink sem gelo com a finalidade de abrir o apetite, a exemplo do Vulcão e do Merry Christmas; seguido de um Long Drink durante a ceia; e de um After Dinner, que é uma bebida amarga que facilita a digestão”, diz.
Bartender

A carreira de bartender foi popularizada, no final dos anos 80, com o filme Cocktail, estrelado por Tom Cruise. Diferentemente do que mostra o longa-metragem, o preparo de coquetéis é uma arte bem complexa. Para ser um profissional da área é necessário ter técnica e muita prática. O curso básico de bartender, da academia coordenada por Willian Vieira, com duração de um mês e meio, é divido em: coquetelaria e flair (malabares).

Em coquetelaria, é possível aprender mixologia, ou seja, o segredo da mistura de quantidades e produtos. O bartender Rudson Zia ensina que não é aconselhável combinar bebidas destiladas com fermentadas, pois esse tipo de drinque pode causar mal-estar e acidez no estômago. Outro mix indesejável, de acordo com ele, é o cremoso com o gaseificado.

Por outro lado, o bartender Willian Vieira comenta que não existe verdade absoluta neste ramo. “Há duas linhas de trabalho: a clássica, de origem européia, e a moderna (freestyle), que é a norte-americana. A clássica não aceita mais de cinco ingredientes, sendo no máximo dois destilados, em uma mesma composição. Já a moderna é mais flexível, usando misturas inusitadas com três ou mais destilados”, conceitua.

A elaboração dos drinques depende muito da criatividade do profissional. Atualmente é comum encontrar composições exóticas que levam café, pimenta, flores comestíveis e por aí vai. Nessa linha existem ainda os coquetéis de entretenimento, chamados de eróticos. Um exemplo é o Blow Job, que é uma bebida adocicada em cor leitosa que leva chantilly e cereja. “A pessoa deve degustá-lo sem usar as mãos”, explica Willian Vieira.

O visual do coquetel também é de suma importância. É possível trabalhar com copos diversificados e ponches que utilizam frutas como recipiente (melancia, abacaxi ou coco). Com relação à animação, o que vale é a habilidade do bartender para arrasar nos malabarismos. A atividade exige muito treino, equilíbrio e coordenação motora. Z

Drinques
Receitas
Para você não ficar de fora desta onda, nós preparamos duas receitas de drinques. Pegue sua coqueteleira e mãos à obra!

Pineaple Sunshine (sem álcool)
Ingredientes:
– 60 ml de suco de maracujá
– 60 ml de suco de laranja
– 60 ml de suco de abacaxi
– 30 ml de suco de limão
– 10 ml de groselha
– 1 colher (sobremesa) de açúcar

Preparo: bata os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e complete com refrigerante de limão.

África (com álcool)
Ingredientes:
– 50 ml de licor de coco
– 100 ml de suco de banana com morango
– 50 ml de suco de abacaxi
– 50 ml de suco de laranja
– 50 ml de vodka

Preparo: bata os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em um copo Long Drink.

Agradecimentos:

Rushow Bar
Rua C-211, esquina c/ C-214
Fone: (62) 3251-5500
Jardim América

Deixe um comentário