A goiana Gabrielly Vitória encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar, realizado no Bahrein, com três medalhas, incluindo o ouro nos 50 metros livre. A jovem atleta, formada pelo Centro de Excelência do Esporte do Governo de Goiás, também conquistou a prata nos 200 metros livre e o bronze nos 50 metros costas.
Nascida com paralisia cerebral, Gabrielly começou na natação em 2019, por indicação médica, como uma forma de reabilitação. Foi então que conheceu o Centro de Excelência do Esporte, onde são desenvolvidos diversos projetos do Governo de Goiás. O paradesporto, em especial, teve um impulso significativo durante a gestão do governador Ronaldo Caiado, desde o primeiro ano de governo. Com poucos meses de treinamento, Gabrielly despertou o interesse dos treinadores e logo começou a competir, direcionando-se para o alto rendimento.
Nos primeiros anos de carreira, Gaby acumulou medalhas e títulos nas Paralimpíadas Escolares. O desempenho garantiu à jovem uma bolsa no Pró-Atleta, programa de incentivo ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás. Em 2024, destacou-se no Campeonato Brasileiro Sub-18, conquistando mais pódios e uma vaga na seleção brasileira, o que a credenciou para competir no Mundial.
“A natação fez uma diferença enorme na minha vida, porque antes eu tinha vergonha da minha deficiência. Quando entrei no Paradesporto, conheci muitos atletas incríveis que têm a mesma deficiência que eu, e isso mudou minha visão”, declarou a nadadora, que conquistou medalhas nas três provas que disputou. “Estou muito feliz em trazer essas medalhas e dar orgulho ao meu país e ao meu estado”, completou Gaby.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou as conquistas da atleta em nível mundial. “Aos 15 anos, ela se coloca no mais alto nível do esporte mundial. É um orgulho saber que um projeto do Governo de Goiás contribuiu para lapidar esse talento e ofereceu ferramentas para que ela pudesse se desenvolver, levando a bandeira de Goiás para o topo”, afirmou.
Guerra mencionou, ainda, os investimentos do Governo de Goiás, por meio do Fundo Protege, no Paradesporto. “A primeira-dama, Gracinha Caiado, tem feito investimentos históricos no Paradesporto, tanto nos projetos continuados de iniciação esportiva em diversas modalidades, quanto na criação de novos programas, como os Jogos Paralímpicos de Goiás, que realizaram sua segunda edição em 2024. É um trabalho de inclusão social por meio do esporte”, pontuou o secretário.
Outros resultados no Campeonato Brasileiro
A natação paralímpica goiana também obteve outros resultados expressivos na última semana. Nirondes Aguiar, também formado no Centro de Excelência do Esporte, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado em São Paulo. O atleta de 18 anos faturou a prata nos 100 metros livre e o ouro nos 50 metros peito, e é, assim como Gabrielly, bolsista do Pró-Atleta.